RÁDIO CULTURA RIOGRANDINA PROMOVE PRIMEIRO DEBATE COM OS CANDIDATOS A PREFEITO DE RG
-
Debate acontece no auditório da Câmara do Comércio. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
Candidatos à Prefeitura do Rio Grande participaram, na noite desta segunda-feira (16), do primeiro debate das eleições 2024. Promovido pela rádio Cultura Riograndina, o evento aconteceu no auditório da Câmara do Comércio e colocou frente a frente Fábio Branco (MDB), Darlene Pereira (PT), Renato Lima (Novo), Daniel Borges (PL) e Doutor Esperon (DC), os quais responderam aos questionamentos sorteados e aos temas livres propostos pelos próprios postulantes ao cargo.
Mediado pelo jornalista José Augusto Valerão, o debate teve transmissão pelas redes sociais da emissora, sendo transmitido pelo site Papareia News e também pela webrádio Zona Sul. O encontro entre os candidatos seria veiculado pelo AM 740, mas em razão da falta de energia elétrica no parque de transmissores da emissora não pode ser levado aos mais de 50 municípios de sua área de atuação, situação que foi externalizada nos minutos iniciais pelo comunicador.
“Lamentavelmente, às 06h45 da manhã, um funcionário da CEEE Equatorial fez contato com a nossa diretora para perguntar o que estava acontecendo e se estávamos ou não com o fornecimento de energia regular. Comunicamos que estávamos sem energia elétrica e aguardamos até agora para que fosse feito o restabelecimento da energia elétrica, o que não aconteceu. Para nós, para a nossa cidade, para os nossos clientes e, acima de tudo, para a democracia e a cidadania é uma perda lamentável”, frisou Valerão.
A atividade teve sequência com a apresentação dos candidatos e a realização do primeiro bloco, formado por perguntas com temas livres. Pela dinâmica estabelecida em reunião com os representantes dos partidos, os candidatos tiveram 30 segundos para fazer as perguntas, um minuto e meio para a resposta, um minuto para a réplica e mais um minuto para a tréplica. O debate foi acompanhado por uma banca de advogados composta pelos juristas Rodrigo Martinatto e Gabriela Gandra, que analisou os direitos de respostas.
No segundo bloco os candidatos responderam a temas sorteados, entre eles Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança, Turismo, Transporte Coletivo, Ilhas e Interior, Desenvolvimento Econômico, Prevenção para Futuros Sinistros e Saneamento Básico. O terceiro bloco foi composto mais uma vez por temas livres e o quarto bloco retornou para a dinâmica de sorteio de temas, sendo concluído pelas considerações finais dos candidatos, cuja ordem foi definida também por sorteio.
Ao final do debate, os candidatos responderam aos questionamentos dos jornalistas. Fábio Branco (MDB) disse que esta foi mais uma oportunidade para que o eleitor possa acompanhar tudo que está acontecendo na corrida eleitoral. Ele destacou o projeto de reconstrução da cidade que vem sendo desenvolvido por seu governo e mencionou os problemas enfrentados nos últimos anos durante seu mandato, como pandemia, crise na segurança pública, secas e cheias, atribuindo à gestão um desafio enorme.
Renato Lima (Novo) falou de sua satisfação em participar pela primeira vez de um debate e mencionou a necessidade de uma verdadeira mudança. O empresário rio-grandino lembrou que sua campanha vem sendo desenvolvida com base na apresentação de fatos e verdades, os quais acabaram sendo contestados. Segundo ele, o debate serve para que os assuntos sejam postos em discussão e esclarecidos para a comunidade.
Daniel Borges (PL) agradeceu a oportunidade e classificou o momento como uma experiência nova. Segundo ele, foi possível discutir propostas e mostrar para a comunidade que há uma opção diferente que permita ao eleitor sair do que chamou de polarização. Ele elencou a necessidade de trazer para Rio Grande opções de desenvolvimento que resgate a autoestima do rio-grandino.
Darlene Pereira (PT) afirmou que esta foi uma oportunidade para que a comunidade pudesse conhecer quem propõe o projeto de uma cidade melhor. Ela destacou a apresentação de suas propostas que trazem para o eleitor a garantia de que é possível cuidar melhor da cidade e fazer mudanças que permitam o oferecimento de mais qualidade de vida à população.
Doutor Esperon (DC) enalteceu a iniciativa da emissora e disse ser favorável à realização de mais debates, entrevistas ou podcasts. Segundo ele, isso permite que o eleitor interaja com as propostas dos candidatos e conheça some seus planos de governo. Ele acredita que o próximo prefeito da cidade do Rio Grande tenha que ser um político preparado e que conheça o interior, os bairros com maior vulnerabilidade e que resgate o Centro Histórico em sua parte comercial e residencial.
Confira o debate na íntegra clicando no player abaixo.
Rodrigo de Aguiar
