PROJETOS AMETISTA E RENASCER FORMAM MAIS 70 ALUNOS

  • Ao longo do período em que participaram das atividades, os jovens frequentaram cursos profissionalizantes e assistiram palestras sobre drogas, cuidados com a saúde e higiene pessoal

O comando do 5º Distrito Naval (5º DN) realizou na tarde desta segunda-feira a formatura de encerramento de mais uma edição dos projetos Ametista e Renascer. A cerimônia contou com a presença de pais e familiares dos cerca de 70 jovens participantes, além de autoridades civis e militares de Rio Grande e São José do Norte.

Promovidos anualmente pela Marinha do Brasil, os projetos contam com as parcerias das prefeituras dos dois municípios, dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente de ambas as cidades. Ao longo do período em que participaram das atividades, os jovens frequentaram cursos profissionalizantes, receberam conhecimentos de ordem unida e disciplina e assistiram palestras sobre drogas, cuidados com a saúde e higiene pessoal.

Thaísa Contreira é uma das 34 alunas recém formadas. A adolescente, de 15 anos, destacou os benefícios trazidos pela participação no projeto e disse que as experiências adquiridas ficarão marcadas para o resto da vida, além de contribuírem para as decisões sobre o futuro.

O comandante do 5º DN, vice-almirante Victor Cardoso Gomes, falou da satisfação da organização militar em poder auxiliar os participantes a ampliarem seus horizontes e disse que, ao realizar este trabalho, a Marinha sente-se cada vez mais inserida na comunidade rio-grandina e nortense. “Preparar jovens que irão retornar para as suas comunidades e difundir aquilo que eles conviveram e viveram neste período é muito importante. A gente percebe o orgulho e a satisfação nos olhos dos pais e das pessoas envolvidas e isso é um motivo de muito orgulho para nós”, complementou Gomes.

O oficial garantiu a sequência dos projetos para o próximo ano e fez referência às ações cívico-sociais desenvolvidas durante o ano nos bairros da cidade, com destaque para os atendimentos odontológicos e o fornecimento de informações sobre as formas de acesso aos quadros da Marinha. Desenvolvidos há quase duas décadas, o Ametista e o Renascer atendem adolescentes na faixa dos 14 aos 17 anos e nesse período já colaboraram para a formação de mais de 950 integrantes.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com