PROFESSORES DO SENAC EAD DÃO DICAS SOBRE RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

  • Segundo o estudo mais recente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o tempo médio de recolocação profissional é de 14 meses. Foto: Divulgação

O mundo está passando por momentos difíceis e a pandemia está tendo e terá efeitos colaterais inimagináveis em diversos setores. A economia é um deles e, por isso, o mercado de trabalho deve sofrer alterações também. Tanto na oferta, quanto na procura. Porém, esses momentos difíceis não podem fazer com que os sonhos e objetivos sejam esquecidos.

Para se reinventar é preciso se arriscar e pensar fora da caixa. Por isso, às vezes nesse processo erros podem ser cometidos e alguns obstáculos encontrados, mas eles fazem parte do desenvolvimento para uma pessoa tornar-se mais consciente e capacitada.

Segundo o estudo mais recente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o tempo médio de recolocação profissional é de 14 meses. Por isso, as docentes do Senac EAD, Aline de Vargas Nunes e Jaiza Gomes Duarte Lopes, separam algumas dicas de como se reinventar no mercado de trabalho que podem ser úteis tanto no período de pandemia, quando as coisas se acalmarem.

Conforme as docentes, é preciso definir objetivos: onde você quer chegar? Qual atividade você deseja realizar? E qual remuneração você almeja? Repensar sua vida profissional e fazer uma análise dos seus pontos fortes e fracos também pode ser importante e para isso podem ser utilizados vários métodos disponíveis. Diante dessas respostas, se proponha a aprender coisas novas, pois às vezes é preciso buscar novos caminhos.

Além disso, lembre-se sempre de se planejar com antecedência e pensar bastante no próximo passo que será dado. O momento é conturbado e ainda não há previsões claras e precisas sobre como será o mercado de trabalho em um cenário pós-pandemia.