PROCISSÃO MOTORIZADA DE SÃO CRISTÓVÃO VOLTA A SER REALIZADA EM RIO GRANDE

  • A imagem de São Cristóvão foi colocada na caçamba de uma caminhonete da Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários (Cootracam) de Rio Grande e pouco depois das 10h saiu em carreata. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Depois de um 2020 marcado pelas celebrações virtuais, motoristas rio-grandinos homenagearam São Cristóvão com a tradicional procissão motorizada, na manhã deste domingo. O tempo firme permitiu que a carreata percorresse as principais ruas e avenidas da cidade em uma grande demonstração de fé e devoção.

Uma missa em formato drive-in foi realizada em frente à igreja do Educandário Coração de Maria para evitar a formação de aglomerações. Para acompanhar a celebração, os motoristas puderam sintonizar na Rádio Cultura Riograndina AM 740, principalmente aqueles que estacionaram os veículos nas proximidades do pórtico e distante das caixas de som.

A imagem de São Cristóvão foi colocada na caçamba de uma caminhonete da Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários (Cootracam) de Rio Grande e pouco depois das 10h saiu em carreata. Participaram da procissão bicicletas, motos, carros, ônibus e caminhões que ao longo do caminho realizaram o tradicional zigue-zague.

20210725_104520Agentes de trânsito, guardas municipais e bombeiros acompanharam o trajeto. A procissão saiu da Avenida Presidente Vargas, seguiu pela Rheingantz, Val Porto, BR 392, Avenida Honório Bicalho, Marechal Andrea, Riachuelo, General Osório, Vasco Vieira da Fonseca, Perimetral, Canalete, Avenida Portugal, Colombo, Avenida Pelotas e Casemiro de Abreu.

Em frente à Paróquia São José Operário, no bairro Cohab II, o padre Nedir Piovesan abençoou os veículos que participaram da procissão. “Essa festa nós começamos com as três noites do Tríduo, com muita oração. Anterior a isso, a gente foi percebendo que o pessoal queria muito, de certa forma, extravasar com essa procissão e essa festa”, explicou o pároco.

Sobre a missa drive-in, Piovesan disse que o formato caiu no gosto dos católicos. “Eu fiquei muito contente! Todos os motoristas com os carros e caminhões estacionados, que talvez na capela não teriam acesso. Com a transmissão da rádio e as caixas de som eles participaram e estiveram muito interessados na missa”, completou ele.

O religioso encerrou sua entrevista deixando uma mensagem para os motoristas. “Muito cuidado e oração ao pegar no volante. Em Rio Grande, nós temos um trânsito muito pesado e com muitos veículos. Ao dirigir é preciso ter muito cuidado e gentileza no trânsito. Com a oração Deus vai nos conduzindo”, finalizou Nedir.