PROCISSÃO DO SENHOR MORTO E VIA SACRA MARCAM A SEXTA-FEIRA SANTA EM RIO GRANDE

  • Dirigido por Rodrigo Prestes e composto por integrantes do Teatro Padre Anchieta, o espetáculo apresentou os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, passando pela Última Ceia, a traição de Judas e a crucificação. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Dois importantes eventos católicos que integraram a programação do Festimar marcaram a Sexta-feira Santa (7) na cidade do Rio Grande. Durante a tarde, foi realizada a procissão do Senhor Morto, que saiu da Igreja do Bom Fim e percorreu as principais ruas da zona central até a Catedral de São Pedro.

20230407_165742Ao longo do trajeto foram lembrados os momentos vividos por Jesus Cristo no caminho até o Monte Calvário, onde foi crucificado. Em uma dessas paradas, em frente ao prédio da Mitra Diocesana, a imagem do Senhor Morto encontrou com Nossa Senhora das Dores, a qual também passou a integrar a procissão.

Em frente à Catedral de São Pedro, no Largo Dr. Pio, o bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, deu a bênção aos participantes da procissão e logo em seguida as imagens foram levadas ao interior do templo, onde permaneceram para receber as homenagens dos fiéis.

Já durante a noite, no balneário Cassino, aconteceu mais uma encenação da Via Sacra. Dirigido por Rodrigo Prestes e composto por integrantes do Teatro Padre Anchieta, o espetáculo apresentou os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, passando pela Última Ceia, a traição de Judas e a crucificação.

20230407_214359O palco foi montado em frente à paróquia Sagrada Família e centenas de pessoas acompanharam a interpretação dos artistas. A crucificação aconteceu no Campo do Praião e os espectadores seguiram em procissão, promovendo um dos momentos mais emocionantes do evento.

O bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, falou sobre a importância do Tríduo Pascal para a Igreja Católica. “É o ponto mais importante da festa cristã, onde nós celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Retomar o Tríduo Pascal é para nós um fortalecimento espiritual, físico, psíquico e corporal”, afirmou.

Confira no player abaixo a entrevista completa de Dom Ricardo.