PROCESSO SELETIVO 2022/1: IFRS DIVULGA COMO SERÁ A SELEÇÃO DE ESTUDANTES

  • Devido às incertezas na situação de pandemia de  Covid-19, haverá adaptações na seleção dos candidatos. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) definiu o formato do Processo Seletivo de Estudantes 2022/1 – para ingresso em cursos técnicos e superiores no primeiro semestre do próximo ano nos campi da instituição. Devido às incertezas na situação de pandemia de  Covid-19, haverá adaptações na seleção dos candidatos. Confira como será:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo) – a seleção poderá ocorrer de forma diferente dependendo do campus, que optará por: 1) aplicação de prova presencial; ou 2) realização de um sorteio público entre os candidatos. Os estudantes poderão ficar atentos ao site do campus de interesse, pois essa informação deve ser divulgada a partir do mês de agosto de 2021.

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, mas são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por um sorteio público entre os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (é a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteio público.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permite a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem nos últimos cinco anos. A outra metade das vagas será ocupada a partir de um sorteio público entre os candidatos. (Confira abaixo texto sobre as inscrições do Enem deste ano, que vão até o dia 14 de julho)

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para todas as vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem nos últimos cinco anos.

Importante: 

– Ainda não há inscrições abertas. A abertura da seleção está prevista para este segundo semestre de 2021;

– Em todos os cursos ofertados no Processo Seletivo 2022/1, 80% das vagas serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas (neste caso, candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública; candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas);

– Todos os cursos do IFRS são gratuitos;

– Os interessados podem acompanhar o site ifrs.edu.br e as redes sociais do IFRS para ter informações sobre as próximas definições e  as novidades;

– As inscrições para o Enem deste ano estão abertas até o dia 14 de julho