PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES JÁ ALTERA COMPOSIÇÃO DA AL EM 2021

  • Carlos Búrigo, que é suplente da bancada do MDB, deverá assumir a titularidade do mandato na vaga de Fábio Branco. Foto: Joel Vargas/ALRS

Neste primeiro turno das eleições municipais, dos 55 deputados da atual Legislatura, sete estavam disputando o cargo executivo em cidades gaúchas. Encerrada esta etapa, o deputado Fábio Branco (MDB) foi eleito prefeito de Rio Grande enquanto outros dois deputados - Sebastião Melo (MDB) e Pepe Vargas (PT) - disputarão no segundo turno, respectivamente, a prefeitura de Porto Alegre e de Caxias do Sul.

Os outros quatro deputados não tiveram sucesso na corrida eleitoral. Dois deles disputaram a prefeitura de Porto Alegre - Juliana Brizola (PDT) e Rodrigo Maroni (PROS) -, enquanto Carlos Búrigo (MDB) buscou o cargo em Caxias do Sul e Luiz Fernando Mainardi (PT) em Bagé.

Titularidade

Carlos Búrigo, que é suplente da bancada do MDB em substituição ao deputado Juvir Costella, que assumiu a secretaria de Transporte e Mobilidade, deverá assumir a titularidade do mandato na vaga de Fábio Branco. Patrícia Bazotti Alba assume, então, como primeira suplente na vaga de Costella. E caso Sebastião Melo se eleja prefeito de Porto Alegre, na sua vaga entrará a vereadora Nadia Gerhard, ex-MDB e atualmente no DEM.

Já na bancada do PT, em caso de vitória de Pepe Vargas em Caxias do Sul, a vaga será da primeira suplente da legenda, a ex-deputada Stela Farias.