PREFEITURA RECEBE 62 APARELHOS CELULARES DOADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

  • Do total de aparelhos doados pelo Ministério Público, 54 são novos e estão acompanhados de chip com internet. Foto: Divulgação/PMRG

Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Município da Educação (SMEd) recebeu 62 aparelhos celulares doados pelo Ministério Público (MP) ao Município. Os aparelhos foram entregues pelo promotor de Justiça, Marcelo Nahuys Thormann, ao prefeito Fábio Branco e ao titular da SMEd, Henrique Bernardelli. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, na Prefeitura.

Do total de aparelhos doados pelo MP, 54 são novos e estão acompanhados de chip com internet. Estes celulares foram obtidos por meio de acordos de não persecução penal feitos pela instituição com autores de crimes de médio potencial ofensivo, praticados sem violência ou grave ameaça à pessoa, a título de prestação social alternativa que evita o ajuizamento de ação penal.

 

MP celulares (1)Os outros oito aparelhos, foram restaurados e são provenientes de apreensão com autores de crime e objetos de perdimento por decisão judicial, atendendo ao convênio firmado entre a Prefeitura, Poder Judiciário e MP. Todos os dispositivos serão destinados a alunos da Rede Municipal de Ensino que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social.

 

Durante a cerimônia de entrega, o secretário Bernardelli agradeceu a doação e disse que a inclusão digital é um processo fundamental para a educação. Já o prefeito Fábio Branco mencionou a educação como principal forma de transformação social. “Doações como essa nos ajudam muito, tanto pelo momento difícil que vivemos na saúde, o que também afeta a educação, quanto pela necessidade de transformação digital em busca de mais qualidade no ensino”, disse o prefeito.

 

Para Branco, a inclusão digital também é uma forma de oferecer novas oportunidades de ensino. “Um dos nossos desafios é mudar o sistema pedagógico e fazer com que ele seja mais atrativo para o aluno, que o aluno goste mais de estar na sala de aula. A possibilidade de utilizar estes aparelhos e acessar a internet para educação vai ajudar”, finalizou.

 

Além das autoridades já citadas, também estiveram na solenidade a chefe de gabinete do prefeito, Rosana Dutra, a primeira-dama e vereadora, Lu Compiani Branco, o vereador Júlio César da Silva (MDB) e a promotora Valdirene Medeiros Jacobs.