PREFEITO FÁBIO BRANCO CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA

  • Fábio Branco também participou de reuniões com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura, Alisson Pereira, e com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Foto: Divulgação/PMRG

Durante esta terça-feira (6) o Prefeito Fábio Branco esteve na Capital Federal cumprindo extensa agenda. Dentre os compromissos estiveram reuniões e visitas a órgãos federais onde o prefeito realizou convite formal as autoridades competentes para o 4º Seminário Nacional de Governança em Turismo, que ocorrerá na cidade do Rio Grande de 25 à 27 de março de 2024.

Fábio Branco também participou de reuniões com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura, Alisson Pereira, e com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Dentre as autoridades visitadas pelo Prefeito Fábio Branco durante o cumprimento desta agenda esteve o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, que confirmou presença no evento.

Ainda na terça-feira, o prefeito Fábio Branco participou, juntamente dos deputados federais Afonso Hamm, Alceu Moreira, Alexandre Lindenmeyer, Daniel Trzeciak, Paulo Caleffi e Pompeo de Mattos, de uma reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitalle, tendo como pauta os valores praticados nas praças de pedágio da zona sul do estado.

Na reunião foram discutidos os valores atuais cobrados nas praças de pedágio da região, a correção tarifária aplicada no início deste ano e a prorrogação do contrato com a concessionária Ecosul, vigente até o ano de 2026.

Branco apontou que a cobrança de valores abusivos nas praças administradas pela Ecosul causam efeitos negativos na economia da cidade do Rio Grande, dificultando a competitividade do Porto e a atração de novas empresas. Segundo ele, o tema desta reunião é muito importante e vem sendo discutido há bastante tempo, sendo um diferencial para a atração de investimentos para o município.

Como argumento em defesa da redução das tarifas as lideranças da região sul do RS enunciaram a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que indicava a revisão das taxas cobradas nas praças da região.

Durante a reunião o ministro dos transportes, Renan Filho, apresentou uma nova prorrogação do contrato com a Ecosul por um prazo de três anos, tendo como contrapartida uma redução imediata de até 60% nos valores cobrados nas praças de pedágio da empresa. 

Sobre a proposta apresentada, Fábio afirmou que espera uma apresentação oficial da proposta para então discutir o assunto de forma aprofundada com lideranças regionais e com a comunidade local. “Buscaremos encontrar uma solução o mais breve possível e que seja em benefício da nossa região”, afirmou Branco.

Assessoria de comunicação