POSSE DE VEREADORES E PREFEITO ACONTECEU NESTA TARDE EM RG

  • Sessão solene aconteceu na Câmara de Vereadores e a transmissão do cargo realizada na Prefeitura Municipal. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A tarde desta sexta-feira foi marcada pela sessão solene de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em Rio Grande, na eleição de novembro. O primeiro ato aconteceu na Câmara de Vereadores, em cerimônia restrita aos eleitos e a imprensa.

Durante a solenidade foi realizada uma homenagem póstuma ao vereador reeleito, Charles Saraiva, que morreu na madrugada do dia 3 de dezembro por complicações da Covid-19. Ação semelhante foi realizada pela Justiça Eleitoral no ato de diplomação, realizado virtualmente em dezembro.

Os 21 vereadores foram chamados um a um para realização do juramento e logo após encaminhados para a assinatura do termo de posse. Em seguida, os parlamentares da gestão 2021-2024 tiveram o tempo de três minutos para suas falas iniciais.

Ao fazer uso da tribuna, os vereadores externaram seus sentimentos aos familiares das vítimas do coronavírus e agradeceram o apoio de parentes e amigos no período da campanha eleitoral. O juramento de Fábio Branco e Sérgio Webber aconteceu ao final da solenidade, já próximo das 18h.

20210101_174724"Prometo manter, defender e cumprir a Lei Orgânica, observar as leis da União, do Estado e do Município. Promover o bem geral do Município e exercer o cargo sob a inspiração da democracia, da legalidade e da legitimidade. Assim eu prometo", disse Branco com o braço direito estendido. O juramento também foi feito por Webber.

Depois disso, ambos, acompanhados de suas respectivas esposas, se dirigiram ao prédio da Prefeitura Municipal para a solenidade de passagem do cargo. O espaço estava totalmente preparado e obedecendo as regras de distanciamento social e as demais orientações impostas pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus.

Como essa cerimônia também estava restrita ao prefeito e vice eleito, seus secretários e a gestão que se despedia, simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) se posicionaram em frente ao Paço Municipal para acompanhar, o mais perto que podiam, o ato de transmissão do cargo.

Pelo protocolo, o primeiro a fazer uso da palavra foi o agora ex-vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, que falou da alegria em ter ocupado este cargo nos últimos quatro anos e das conquistas ao longo do mandato. "Ao deixar a Prefeitura, o senhor vai sair satisfeito por ter feito bastante pela nossa cidade", disse ele se dirigindo ao ex-prefeito, Alexandre Lindenmeyer.

20210101_185452Já Alexandre, por sua vez, disse que encerra a caminhada com o sentimento de felicidade. Reconheceu que não conseguiu fazer tudo que desejava, mas que estaria entregando uma cidade melhor à nova gestão. Ele também fez um agradecimento aos servidores públicos de carreira que entenderam a ideia lá do início do governo e levaram adiante as mudanças propostas em prol do interesse público.

"Foram oito anos muito intensos e me sinto nesse momento muito feliz em poder desejar sucesso ao novo prefeito municipal. O êxito do teu governo, Fábio, será o sucesso para a nossa comunidade", disse Lindenmeyer. Antes de encerrar, ele fez um agradecimento aos rio-grandinios e disse que pretende, a partir de agora, retomar a sua profissão, deixando claro que não pretende continuar na vida pública.

Na saída do prédio, Alexandre foi recebido pelos simpatizantes que o aguardavam para um aperto de mão e desejo de sucesso ao fina da jornada. Depois disso a reunião teve sequência no salão nobre, onde tomaram posse os novos secretários municipais.