PELOTENSE CRIA PÁGINA NAS REDES SOCIAIS PARA DESTACAR A PAIXÃO PELA AVIAÇÃO, NA ZONA SUL

  • A página Aviação Pelotas foi criada por Diego há cerca de três meses e de lá para cá já possui quase seis mil curtidas, no Facebook. Foto: Acervo/Diego Amaral.

A iniciativa do pelotense Diego Amaral está colocando em evidência um hobby até então pouco conhecido e pouco praticado na região. Os spotters são pessoas apaixonadas por aviões e todos os assuntos relacionados à aviação e a ligação aérea entre Pelotas e São Paulo, com aeronaves de maior porte, impulsionaram essa prática de fotografar e filmar essas máquinas em voo ou durante os procedimentos de pouso e decolagem.

A página Aviação Pelotas, no Facebook, foi criada há cerca de três meses com o objetivo de divulgar a movimentação do Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto e de lá para cá já soma quase seis mil curtidas. Atualmente, além da linha regular para São Paulo, também é realizada a linha para Porto Alegre e o terminal ainda costuma receber voos privados e da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o apoio da Operação Antártica (Operantar).

“Eu sempre gostei de aviação. Moro a 800 metros do aeroporto e cresci com o meu pai indo me levar para ver as manobras da FAB, quando vinham antigamente. Embora Pelotas não tenha um aeroporto muito movimentado, sempre tinha uma manobra ou até mesmo o pouso do Hércules C-130, que é aquele avião que vai para a Antártica, que vai para a missão que até o pessoal da Furg apoia”, explicou Diego.

WhatsApp Image 2022-10-14 at 18.07.17“Eu fiz a página porque eu sempre gostei de aviação e isso foi crescendo e já estou vendo a possibilidade de disponibilizar um outro número de celular para colocar na página”, disse ele ao falar sobre a repercussão que a ideia tomou. Diego contou que busca fazer atualizações constantes na página e o auxílio dos membros com registros fotográficos diversos permite até mesmo postar fotos antigas.

Outro ponto destacado por Diego é que mais pessoas foram sendo atraídas pelas postagens da página e à medida que o tempo passa, a quantidade de admiradores posicionados na cabeceira da pista 06, nas proximidades da Avenida Zeferino Costa, só aumenta. “O pessoal vai e se reúne ali. É questão de segundos, mas que ficam na memória. Chega a ser emocionante, porque ele passa muito baixo. A gente chega a sentir o vento dele”, detalhou.

“Uma coisa que se nota é que cada vez vai atraindo mais gente. Quando passava ali no início eram poucas pessoas e esses dias, a gente foi fazer um vídeo ali para a página, eu acho que tinha em torno de 40 ou 50 pessoas. Eu sabia que tinham pessoas que gostavam, mas eu não imaginava que a página iria repercutir tanto como está repercutindo”, revelou Diego.

Antes da finalização da conversa, Diego fez questão de agradecer aos membros da página pela contribuição com fotos e vídeos, registros que também ajudam a contar parte da história do aeroporto de Pelotas. “Os próprios membros me ajudam e seu muito grato, porque eles mesmos me mandam fotos e vídeos que vou sempre publicando”, finalizou ele.