PACTO PELA VIDA, A FOME NÃO ESPERA FOI LANÇADO NESTA QUARTA-FEIRA
-
Do Salão Nobre deputado Carlos Santos, na sede da Prefeitura, o prefeito Fábio Branco disse que a crise está afetando o emprego e a fome das pessoas. Fotos: Divulgação/PMRG
Com objetivo de estimular a doação de alimentos para auxiliar as famílias mais necessitadas que enfrentam a pandemia da Covid-19, foi lançada em Rio Grande, nesta quarta-feira (31), a campanha Pacto pela Vida, a Fome não Espera. A ação envolve a Prefeitura Municipal, igrejas, órgãos militares e outras entidades civis organizadas. A abertura da campanha foi realizada por meio de uma transmissão, via Internet, na página da Prefeitura no Facebook.
Do Salão Nobre deputado Carlos Santos, na sede da Prefeitura, o prefeito Fábio Branco disse que a crise está afetando o emprego e a fome das pessoas. Por isso, conclamou que todos participem dessa ação, tanto na doação de alimentos como na participação como voluntários para todas as etapas desta iniciativa. O prefeito anunciou que em todos os drive-thrus realizados pelo Executivo para vacinação contra a Covid-19 vão ser colocados pontos de coleta para receber alimentos.
Junto com o prefeito, estava o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Carlos Zanetti, que representou a sociedade civil organizada na solenidade de abertura do Pacto pela Vida. Ele disse que esse é o momento da solidariedade, de se arrecadar alimentos para quem não está conseguindo trabalhar nem comprar o sustento do dia-a-dia. Várias entidades – instituições escolares, igrejas e outros segmentos – se manifestaram em vídeo na abertura oficial da campanha.
Partilha da Páscoa
O bispo da cidade do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, autor da proposta sobre o pacto municipal contra a fome no município, falou na abertura da transmissão que as famílias estão precisando de alimentos em suas casas. Para ajudar essas famílias, ele convidou a população a participar da primeira iniciativa da campanha Pacto pela Vida, que vai ocorrer nesta quinta-feira (1º), em cinco drive-thrus simultâneos no município do Rio Grande. Esses locais vão receber as doações, das 8h às 17h, no drive-thru denominado como a Partilha da Páscoa.
É o primeiro grande evento de mobilização dessa campanha, antecipou o bispo. Um dos pontos para doação com drive-thru vai estar localizado em frente ao 6º GAC, ao lado do canhão. Os outros locais de arrecadação são o ginásio do Colégio São Luiz Gonzaga, os postos de combustíveis Bufon - no Pórtico de entrada da cidade e no Parque Marinha e a Sociedade Amigos do Cassino (SAC). Todos esses locais vão contar com apoio de voluntários ligados a várias entidades e órgãos públicos parceiros da campanha.
Outras ações
A partir de segunda-feira (5), outra mobilização da campanha Pacto pela Vida vai ser desenvolvida. O bispo deve anunciar no final de semana como vai ser essa nova ação, mas antecipa que vão ser feitos pontos de arrecadação permanentes, durante 10 dias. Os locais seriam nos dois shoppings da cidade, mais o Centro de Pastoral, o Sesc e a Igreja do Salvador. Ele informou ainda que outras duas ações vão ser desenvolvidas para arrecadar alimentos.
Uma vai ser a 2ª Partilha do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, e a outra a 3ª Partilha do Dia das Mães. Também a partir da próxima segunda-feira, a organização da campanha vai montar um calendário e uma equipe para visitar as grandes empresas da cidade que possam ajudar com recursos financeiros para abatimento posterior no Imposto de Renda.
Redação
