NEMA REALIZA O MONITORAMENTO DE LOBOS E LEÕES-MARINHOS EM TORRES E SÃO JOSÉ DO NORTE

  • Os dois refúgios serão monitorados mensalmente ao longo da duração do projeto, até agosto de 2019 (Foto: Divulgação NEMA)

Na região sul do Brasil é registrada a presença de sete espécies de Pinípedes. O leão-marinho-do-sul e o lobo-marinho-do-sul são as espécies mais abundantes que utilizam constantemente esta área costeira para o seu ciclo de vida. Já as outras espécies, como o lobo-marinho-subantártico, o lobo-marinho-antártico, o elefante-marinho-do-sul, a foca-caranguejeira e a foca-leopardo ocorrem ocasionalmente nesta região.

Também nesta parte do litoral brasileiro estão localizados os únicos dois refúgios de concentração de lobos e leões-marinhos, ambos na costa do Rio Grande do Sul: o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) da Ilha dos Lobos, criado em 1983 em Torres, e o Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste da Barra de Rio Grande, criado em 1996 em São José do Norte.

Como parte das atividades do Projeto Pinípedes do Sul, executado pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), com patrocínio da Petrobras, foram realizadas na última terça-feira, dia 9, saídas de campo simultâneas nos dois REVIS. 

No REVIS do Molhe Leste, em São José do Norte, a equipe registrou a presença de 44 Leões-marinhos-do-sul, sendo 42 adultos e dois juvenis, quatro Golfinhos-nariz-de-garrafa e diversas aves marinhas e costeiras, como o Gaivotãoe a Garça-moura. Já em Torres, houve o registro de apenas dois Leões-marinhos-do-sul no REVIS da Ilha dos Lobos, o que indica que já começou a sua migração para as áreas reprodutivas no Uruguai e Argentina.

O trabalho permitirá monitorar os padrões de ocupação dos Pinípedes e identificar o número de animais em cada uma destas unidades de conservação, reduzindo a chance de duplicidade na contagem.  Os dois refúgios serão monitorados mensalmente ao longo da duração do projeto, até agosto de 2019.

Assessoria de comunicação NEMA