MONUMENTO DO IMPERIAL MARINHEIRO MARCÍLIO DIAS É RETIRADO DA PRAÇA DAS BANDEIRAS

  • Em aproximadamente três meses será realizada uma cerimônia a fim de mostrar a comunidade a localização exata do monumento, no Panteão do Almirante Tamandaré. Foto: Richard Furtado/PMRG

Aconteceu na manhã desta terça-feira (08) a retirada do monumento do imperial marinheiro Marcílio Dias da Praça das Bandeiras. A ação deve-se às medidas que a Prefeitura do Rio Grande através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) está realizando a fim de de preservar a história rio-grandina e proteger as obras tanto de depredações quanto de vandalismos. O Monumento, que continuará à disposição do público, estará no Panteão do Almirante Tamandaré, localizado no 5º Distrito Naval.

“O Comando do 5º Distrito Naval se ofereceu para acolhê-lo por se tratar do herói da Batalha Naval do Riachuelo, um marco na história da Marinha do Brasil. O Monumento ficará em uma área onde se encontram os restos mortais de sua mãe, Pulcena Dias”, explicou o secretário da SMCEL, Luís Henrique Drevnovicz. A medida foi determinada pelo prefeito Fábio Branco atendendo a uma solicitação do 5º Distrito Naval.

 

Em aproximadamente três meses será realizada uma cerimônia a fim de mostrar a comunidade a localização exata do monumento, no Panteão do Almirante Tamandaré.

 

Sobre o monumento

 

A obra é do escultor Humberto Carpinelli, natural da cidade de São Paulo. Ele é considerado um renomado artista que deixou um legado de obras por várias cidades do Brasil. Na cidade do Rio Grandeele também é o escultor do monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, obra inaugurada em 1939, e o monumento a Marcílio Dias, inaugurado em 1940.