MISSA SOLENE DÁ POSSE A DOM JORGE PIEROZAN COMO NOVO BISPO DA DIOCESE DO RIO GRANDE
-
Cerimônia marcou a posse do quarto bispo da história da Diocese do Rio Grande. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
A Paróquia Sagrada Família Cidade recebeu centenas de pessoas, na tarde de sábado (24), para a celebração da missa de posse de Dom Jorge Pierozan, quarto bispo da história da Diocese do Rio Grande. Ele foi nomeado em junho pelo Papa Francisco após a saída de Dom Ricardo Hoepers.
Além de autoridades civis e militares e membros da comunidade, a missa contou, ainda, com a participação de pessoas vindas de São Paulo, local onde Pierozan exerceu boa parte de sua vida religiosa. O cardeal brasileiro e arcebispo da capital paulista, Dom Odilo Scherer, também esteve presente na solenidade.
Dom Jorge Pierozan será responsável pela condução das atividades espirituais, pastorais e administrativas da diocese formada ainda por São José do Norte, Tavares, Mostardas, Chuí e Santa Vitória do Palmar. Em seu discurso, ele revelou que a missão atribuída pelo Papa Francisco é a mais difícil de sua vida.
“Filhos e filhas, lhes garanto o meu desejo de tornar conhecido o Mistério Pascal em todos os recantos desta querida Diocese. De barco, de lancha, de balsa, a pé, a cavalo, de camelo ou numa capivara do Taim, quero chegar a todos e quero que muitos entrem comigo nessa maravilhosa aventura de juntos buscarmos a Deus”, afirmou Pierozan.
Representando a cidade do Rio Grande e as demais cidades que compõem a Diocese, o prefeito municipal, Fábio Branco, enalteceu a chegada de Dom Jorge e reconheceu a administração realizada pelo padre Gil Raul Júnior. “Queria aqui agradecer ao padre Gil que sempre esteve presente e muito participativo nesse período”, frisou.
“É uma honra para mim estar representando esses municípios, então queria lhe desejar boas-vindas. Conte com esses municípios para que o senhor possa fazer um excelente trabalho. É uma bênção para a nossa região”, concluiu Fábio antes de fazer simbolicamente a entrega da chave da cidade.
Após mais de três horas de celebração, a posse de Dom Jorge foi concluída com uma confraternização no ginásio da Escola São Luiz Gonzaga, onde o religioso recebeu os cumprimentos dos presentes. O primeiro compromisso do religioso foi na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Chuí, onde celebrou a missa deste domingo (25).
Nesta segunda-feira (26), Pierozam celebra, a partir das 18h, a missa alusiva ao aniversário de 269 anos da Catedral de São Pedro. Já no dia 7 de setembro acontece a missa de instituição de novos ministros e acolhida a Dom Jorge, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a partir das 16h.