MILHARES DE PESSOAS PRESTIGIAM O ARRAIÁ INCLUSIVO DO PRAÇA SHOPPING

  • A programação contou com a participação das instituições e entidades que integram o bloco e toda a renda oriunda da comercialização de comidas típicas e artesanato foi revertida a elas. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Um evento animado, temático e, acima de tudo, inclusivo. Essa foi a segunda edição do Arraiá Inclusivo do Praça Rio Grande Shopping, realizado na tarde deste sábado (24), Dia de São João, em parceria com o bloco Os 100 Limites, que durante o carnaval desfila no balneário Cassino.

A programação contou com a participação das instituições e entidades que integram o bloco e toda a renda oriunda da comercialização de comidas típicas e artesanato foi revertida a elas. O palco também sediou apresentações musicais e atividades de parceiros.

20230624_145826A diretora da Escola Viva, Sinatra de Barros, disse que a participação no Arraiá permite, além da divulgação das atividades da escola, a inclusão dos alunos. Ela contou que o grupo passou vários dias ensaiando a quadrilha, que foi apresentada ao longo da tarde, e agitou os participantes do evento.

Ao longo da semana eles participam de aulas de música, teatro, artesanato, jogos pedagógicos e educação física. Em parceria com a Associação União Riograndina de Futsal, os integrantes da Escola Viva estão formando a primeira torcida inclusiva do município.

A Escola José Álvares de Azevedo, que atua com pessoas com deficiência visual, também participou do evento e apresentou músicas juninas que foram interpretadas pelos próprios alunos. A diretora da escola, Gláucia Pinho, contou que os estudantes ensaiaram bastante para este momento.

Atualmente, a instituição desenvolve o projeto Musicoterapia que é coordenado por uma das professoras e permite o desenvolvimento de habilidades que poderiam estar esquecidas. Alguns dos participantes do projeto tocam instrumentos como carron, surdo e teclado.

20230624_161911Quem esteve participando pela segunda vez do Arraiá Inclusivo foi a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (Amar). De acordo com a assistente social, Rosane Farias, para essa edição houve um envolvimento maior das mães e dos próprios alunos.

Segundo ela, a participação no evento foi uma forma de promover a inclusão dos frequentadores da Amar com os demais integrantes do bloco. A encenação do casamento na roça foi preparada pela instituição e os atores ensaiaram sua apresentação ao longo da semana.

A Escola Bilíngue Professora Carmen Regina Teixeira Baldino trouxe para o Arraiá jogos pedagógicos para divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e comidas típicas de São João para comercialização. De acordo com a diretora, Maria Auxiliadora, são 71 alunos desde a Educação Infantil até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Participando pela primeira vez do evento estava a Banda Amigos. Segundo André Ferrari, conhecido carinhosamente como capitão, a banda completou quatro anos no mês de abril. Os integrantes apresentam variados tipos de deficiências, mas a maioria deles possui Síndrome de Down.

20230624_162651Ferrari explicou que os ensaios acontecem todas as quintas-feiras, na sede própria da banda, localizada na Avenida Portugal. Para ele, a participação no Arraiá Inclusivo faz sentido na vida de cada um dos integrantes e permite que eles apresentem seus talentos e potenciais.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participou do evento de forma institucional, com brincadeiras e bolinhos feitos pela sua Oficina Pedagógica de Massas. De acordo com a diretora, Elida Benites, a iniciativa do shopping permite apresentar e valorizar o trabalho das instituições.

Atualmente, 230 pessoas utilizam os serviços prestados pela Apae e 156 delas estudam na Escola de Educação Especial Maria Montessori, que atende desde a Educação Infantil até o quinto ano. Além disso, também é ofertada a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan) participou do Arraiá com o objetivo de também divulgar suas ações e arrecadar recursos para a construção do chamado Espaço do Aconchego, a partir da venda de doces de batata e abóbora produzidos pela instituição.

20230624_154843Segundo a assistente social da Aapecan, Márcia Emmendoerffer, são necessários cerca de R$ 5 mil para a conclusão dos serviços de elétrica e colocação do piso. Depois de pronto, o novo espaço oferecerá uma sala de reiki, um banheiro com acessibilidade, um jardim e um espaço de convivência.

O vereador rio-grandino e idealizador do bloco Os 100 Limites, Felipi Branco, lembrou que o Praça Rio Grande, além de ser o principal patrocinador do bloco, se caracteriza como um grande incentivador de eventos inclusivos e das boas práticas nessa área.

Felipi também destacou o trabalho de sensibilização dos lojistas realizado pelo setor de marketing do centro comercial para viabilizar a venda de alimentos de fora. Ainda conforme Branco, a edição 2024 já está confirmada por parte do bloco.

A gerente de marketing do Praça Shopping, Michelle Rossettini, disse que o Arraiá Inclusivo está cada vez mais consolidado na programação do empreendimento. O evento foi um grande momento de celebração e reforçou o DNA do shopping de dar protagonismo às pessoas com deficiência.

20230624_154142O Arraiá Inclusivo também contou com os apoios do Sesc, da Unimed Litoral Sul e do Senac. De acordo com a auxiliar de cultura e lazer do Sesc, Greicy Silveira, a parceria com o Praça Shopping é de longos anos e ao ser convidado para mais esse evento, a decisão foi por um aulão de dança.

Participaram da atividade integrantes dos grupos Maturidade Ativa e Maturidade Academia, com as coreografias repassadas pelos professores desses grupos. Além disso, a tarde foi abrilhantada com a presença do Sesquito, mascote do Sesc RS.

Para o professor do grupo Mude 1 Hábito (M1H) da Unimed Litoral Sul, Rodrigo Torman, foi muito importante participar do evento com o grupo de terceira idade. Como uma empresa de saúde, também foram ofertados serviços de aferição da pressão arterial e glicemia. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas através do WhatsApp, no número (53) 3032-1221.

20230624_181541Já a professora da Turma 56 do curso de Técnico de Enfermagem do Senac, Alessandra Terra, classificou a iniciativa do Arraiá como maravilhosa e permitiu que as pessoas pudessem se sentir acolhidas. Na ocasião, também foi divulgada a Cartilha de Orientações para a Saúde elaborada pela turma.

Segundo Alessandra, o material disponibiliza às pessoas dicas e orientações sobre como elas devem lidar em situações de hemorragia, acidentes domésticos e telefones úteis, tudo de forma clara e com a finalidade de contribuir para um primeiro atendimento eficaz.

A programação artística do dia contou, ainda, com a apresentação da dupla Vivi & Alexandre e baile junino com a participação do Espaço de Dança Raquel Pereira.