MARINHA SUSPENDE AS BUSCAS POR TRIPULANTES DO BARCO DOM MANOEL XVI

  • Fuzileiros navais percorreram a orla do litoral sul em busca de vestígios da embarcação ou localização de vítimas (Foto: Divulgação Marinha do Brasil)

A Marinha informou no final da tarde desta terça-feira que suspendeu as buscas aos tripulantes do barco Dom Manoel XVI, desaparecido desde o dia 11 deste mês. De acordo com a nota encaminhada à imprensa, os trabalhos foram realizados de forma ininterrupta por 11 dias e a decisão levou em consideração critérios internacionais, como a baixa probabilidade de localização em função do tempo decorrido, a temperatura da água e o estado do mar.

Durante este período foram empregados o navio-patrulha Benevente, aeronaves da própria Marinha e até mesmo da Força Aérea Brasileira, além do apoio da Rede Nacional de Estações Costeiras que alertava as embarcações que navegavam nas proximidades do local onde aconteceu o desaparecimento. Por terra, fuzileiros navais fizeram o patrulhamento da orla do litoral sul em busca de vestígios da embarcação e na sede do Comando do 5º Distrito Naval, familiares das vítimas foram atendidos pelos militares e receberam informações na medida em elas chegavam ao conhecimento dos envolvidos na operação de buscas.

A nota informa, ainda, que um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente. Apenas os corpos de dois dos sete pescadores, uma rede e objetos do barco foram localizados.

Texto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com