MARINHA INICIA OPERAÇÃO VERÃO 2020/2021

  • Participam, também, navios subordinados ao Grupamento de Patrulha Naval do Sul e aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego-Geral do Sul. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 5º Distrito Naval (DN), informa que nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ocorrerá a "Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura, no período de 15 de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021. A iniciativa visa conscientizar condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente marítimo e lacustre.

A Operação Verão 2020 /2021 na região sul contará com a participação de toda a Comunidade Náutica e Marítima, de militares e de Servidores Civis da Marinha, distribuídos entre as oito Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil, que realizarão ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitar a época mais quente do ano com segurança.

Participam, também, navios subordinados ao Grupamento de Patrulha Naval do Sul e aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego-Geral do Sul. Segundo o levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), as irregularidades que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem; o desrespeito ao limite de lotação da embarcação; e as condições de navegabilidade do meio que poderá ser apreendido dependendo das irregularidades constatadas.

20200127_145839Para coibir o uso de bebida alcoólica a bordo, outro problema comum nesta época de festas e de férias, os militares utilizarão etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Como prevenir é sempre melhor do que remediar, ações de conscientização também serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação, além da preservação ambiental.

Ao avistar quaisquer irregularidades relacionadas à segurança da navegação ou prevenção da poluição hídrica causada por navios, plataformas ou suas instalações de apoio, informe às autoridades competentes por meio do telefone 185 ou procure a Capitania dos Portos ou uma de suas Delegacias e Agências mais próximas.