MAIS DE 300 CICLISTAS PARTICIPAM DE PASSEIO QUE ENCERROU A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, EM RG

  • Passeio ciclístico encerrou a programação da Semana Nacional do Trânsito. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A tarde de sol e de temperatura amena deste sábado contribuiu para a realização do passeio ciclístico alusivo à Semana Nacional do Trânsito. A atividade encerrou a programação que teve início no último dia 18, com uma série de palestras que trabalharam os assuntos relacionados aos pedestres e ciclistas, considerados um dos segmentos mais frágeis do trânsito em termos de resultados de acidentes.

20210925_154310Com as vias liberadas para as bicicletas, o passeio teve a saída em frente à Prefeitura pouco depois das 15h e seguiu pelas ruas General Neto e Vitorino, avenidas Pelotas, Argentina, Henrique Pancada, Portugal, Major Carlos Pinto, Rua Vasco Vieira da Fonseca, Rua General Neto e encerrou no Largo Dr. Pio com uma bênção aos ciclistas e homenagens aos ciclistas Jucelena Correa e Rafael Alimena, falecidos recentemente e que contribuíram com o esporte.

Adepto do ciclismo, o secretário municipal de mobilidade, acessibilidade e segurança, Anderson Castro, participou do passeio e falou sobre a programação. “A ideia foi, durante essa semana, debater várias questões de trânsito, mas principalmente essa relação entre o motorista, o motociclista, o pedestre e o ciclista. O pedestre tem que ter bem presente que ele tem que tomar todas as precauções na via”, explicou.

20210925_162348Castro também elencou obrigações do pedestre para uma convivência harmônica no trânsito. “Ele não pode simplesmente, por ser pedestre, cruzar uma via em qualquer lugar. Quando estiver a 50 metros de uma faixa de segurança ele é obrigado a utilizar a faixa, utilizar roupas claras a noite, atravessar a via sempre na perpendicular e nunca na diagonal, e nas esquinas preferir locais iluminados”, lembrou.

As atividades permanecerão após a semana dedicada ao assunto, pois a Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) entende que a conscientização se caracteriza como a melhor alternativa para evitar acidentes. “O nosso foco vai continuar sendo trabalhar instrução, porque é com instrução que a gente entende que vai ter a mudança do comportamento”, completou Anderson.

Confira no player abaixo a entrevista completa o secretário municipal de mobilidade, acessibilidade e segurança, Anderson Castro.