MAIS DE 150 MIL ELEITORES ESTÃO APTOS A VOTAR EM RIO GRANDE NO PRIMEIRO TURNO

  • As urnas eletrônicas que serão utilizadas no domingo já estão preparadas e lacradas, aguardando apenas a distribuição para os locais de votação, logística que deverá acontecer no sábado (1°), a partir das 06h da manhã. Foto: Rodrigo de Aguiar/Arquivo/Papareia News

Neste domingo (2), os rio-grandinos irão às urnas para o primeiro turno das eleições 2022. Na ocasião, serão escolhidos pelo eleitor um deputado federal, um deputado estadual, um senador, um governador e um presidente da república, os quais exercerão seus mandatos pelos próximos quatro anos, com exceção do senador, cujo tempo de permanência é de oito anos.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, estão aptos para votar no município 155.633 eleitores, sendo 82.397 mulheres e 73.236 homens. Para a eleição de 2022, o maior quantitativo de eleitores está localizado na faixa de 45 a 59 anos, com 36.171 pessoas. Já a faixa etária com o menor número de votantes é de 16 anos, onde o voto é facultativo, com apenas 465 jovens cadastrados.

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no domingo já estão preparadas e lacradas, aguardando apenas a distribuição para os locais de votação, logística que deverá acontecer no sábado (1°), a partir das 06h da manhã. Após a entrega nos endereços, os equipamentos serão recebidos pelos administradores de prédios, presidente e primeiro mesário, que farão os testes e a montagem das respectivas seções.

Confira na tabela abaixo o número de eleitores aptos em Rio Grande para cada faixa etária, com base em informações da Justiça Eleitoral.

Inserir um subt?tulo(1)