LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS COM PLACAS FINAL 9 E 0 VENCE NO SÁBADO (31)
-
O proprietário deve quitar, além do IPVA, a taxa do serviço anual e multas vencidas, se houver. O valor do seguro obrigatório (DPVAT) foi zerado esse ano. Foto: Divulgação/Governo do RS
O prazo do licenciamento 2021 de veículos com placas de final 9 e 0 termina no sábado (31/7). A regularidade do exercício corrente passa a ser exigida para a circulação desses veículos a partir de 1º de agosto. O proprietário deve quitar, além do IPVA, a taxa do serviço anual e multas vencidas, se houver. O valor do seguro obrigatório (DPVAT) foi zerado esse ano.
A taxa do DetranRS esteve em discussão desde o ano passado na Assembleia Legislativa para redefinição do valor (excluídos os custos de impressão e envio por correios, hoje inexistentes), por isso alguns proprietários de veículos não fizeram o pagamento. No início de abril o projeto de lei foi aprovado, e a sanção ocorreu no dia 12, definido o valor único de R$ 66,70 para todos os veículos.
Caso o proprietário pagou o IPVA e ainda não tem o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) atualizado, deve verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site detran.rs.gov.br, em “Consulta de veículo".
Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos vença até o final de abril, a validade do licenciamento varia conforme o número final da placa, encerrando neste mês o calendário de todos os veículos registrados no Rio Grande do Sul. Para as de final 1, 2 e 3, o CRLV de 2020 venceu em 30 de abril; placas de final 4, 5 e 5, em 31 de maio; e as placas de final 7 e 8, em 30 de junho.
Para mais informações e dúvidas, o proprietário pode entrar em contato pelo site detran.rs.gov.br.