LAHCLIM INICIA ATIVIDADES DO ANO COM PROJETO “KIDS SAVE LIVES”

  • A primeira turma é composta por 22 estudantes voluntários da Faculdade de Medicina (FaMed). Foto: Divulgação/HU-Furg

Já imaginou uma criança salvando vidas, por meio de ações iniciais em AVC agudo, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento ou engasgo total em adulto, criança e bebê? Essa é a ideia do projeto internacional “Kids Save Lives”, coordenado pela Universidade de São Paulo (USP).

No Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) é instituição parceira do projeto e, por meio do Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissional (LaHCliM) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Furg (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está capacitando os multiplicadores em Rio Grande.

A ação marca o início das atividades do LaHCliM em 2021, que é coordenado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-Furg, bem como a ocupação do novo espaço do Laboratório, mais amplo, adequado às demandas de ensino e pesquisa e está localizado no térreo da área hospitalar, próximo à Portaria Central (acesso 4).

De acordo com o chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividade de Graduação e Ensino Técnico do Hospital, Heitor Biondi, “o Laboratório foi escolhido como local para realizar a atividade por ser um espaço formativo, com tecnologias de ensino e de simulação que viabilizam a capacitação dos participantes do projeto”. A formação é composta por aulas teórico-práticas, on-line e presenciais.

A primeira turma é composta por 22 estudantes voluntários da Faculdade de Medicina (FaMed) que deverão multiplicar o conhecimento, ensinando as práticas básicas de suporte de vida em indivíduos com parada cardiorrespiratória para as crianças e professores da educação básica em escolas públicas de Rio Grande.

O treinamento é importante para que mais pessoas estejam capacitadas a agir de maneira adequada, salvar vidas em situações de emergência e melhorar os resultados da reanimação em ambiente extra-hospitalar. Em Rio Grande, o “Kids Save Lives” é coordenado pelos professores da Furg Priscila Aikawa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Felipe da Silva Paulitsch, da FaMed.