LABORATÓRIO DO HU-FURG PROCESSOU MAIS DE DEZ MIL TESTES PARA COVID-19

  • O Laboratório possui uma capacidade instalada para processar até 200 testes por dia. Foto: Divulgação/HU-Furg

O Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), ultrapassou a marca de processamento de dez mil testes para identificação da Covid-19 (tipo RT-PCR), em nove meses de atuação. Além de Rio Grande, o Ladi é referência em processamento de amostras de casos suspeitos de Síndrome Gripal (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos SRAG para 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (3ª CRS/SES/RS).

De acordo o Gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio Lopes, o Laboratório tem contribuído significativamente para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, pois possui agilidade no processamento dos testes RT-PCR, com resultados entre 24 e 72 horas. “Isso contribui para um diagnóstico rápido da doença, muito importante no atual momento da pandemia, onde estamos atendendo um número maior de casos, com pacientes mais jovens e com agravamento rápido da doença. Consequentemente, tivemos um aumento superior a 50% na demanda de processamento de testes de fevereiro até agora”, salientou Lopes. 

O Laboratório possui uma capacidade instalada para processar até 200 testes por dia. Do total de exames analisados no Laboratório, 60% são oriundos de Rio Grande, sendo encaminhados pelos dois hospitais e pela Secretaria de Município da Saúde (SMS). Os outros 40%, são recebidos de municípios da Região Sul. Do total processado no Ladi, cerca de 30% tem resultado detectável para o novo coronavírus.

De acordo com os fluxos de encaminhamento, o Ladi recebe, prioritariamente, amostras de pacientes internados com SRAG ou com SG, óbitos, doadores de órgãos, agentes penitenciários, gestantes e puérperas, bebês menores de um ano, indígenas, população privada de liberdade e surtos (conforme definido pelo Centro de Operações de Emergências da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul - COE/SES-RS). 

Além dos testes RT-PCR, o Ladi também é referência regional para realizar exames de biologia molecular para diagnóstico de HIV e hepatites.