JUSTIÇA BARRA REALIZAÇÃO DE FESTA EM PARQUE AQUÁTICO DE RIO GRANDE

  • Juiz que concedeu a proibição fixou multa no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento da medida. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Ministério Público (MP) ingressou na justiça com uma ação civil pública com o objetivo de barrar uma festa que seria realizada neste sábado, em um parque aquático de Rio Grande, localizado às margens da BR 392. O evento, denominado Acampamento de Verão, tinha pelo menos 852 pessoas confirmadas em um grupo organizado nas redes sociais.

Em postagens realizadas, os organizadores faziam contagem regressiva e informavam que haviam pessoas de Pelotas, Capão do Leão, Canguçu, Camaquã, entre outras cidades confirmadas. O horário de entrada dos participantes estava previsto para às 22h deste sábado, mas se preferissem, poderiam chegar a partir das 20h para a montagem das barracas com tranquilidade.

Em outra publicação, um dos responsáveis pelo acampamento informava que, além das medidas de prevenção à Covid-19, o evento também contaria com equipe de segurança privada especializada. O evento, que contaria com entrada gratuita, teria liberado também som automotivo, churrasqueiras, entrada de bebidas e piscinas no domingo.  

A ordem foi assinada pelo juiz Thiago Soares Mendes dos Santos que atuava no plantão judicial deste sábado. Segundo a determinação do magistrado, “em caso de descumprimento da proibição ora imposta, ficará o requerido sujeito ao pagamento de multa cominatória no valor de R$ 100.000,00 por ato concreto de descumprimento”.

Ainda no despacho, o juiz determina que sejam expedidos ofícios para a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para que impeçam o acesso dos participantes ao local, inclusive “autorizando-se o acesso das forças policiais de agentes de fiscalização do município e do estado do Rio Grande do Sul para fins de fiscalizar a observância da presente decisão”, completou Soares na decisão.

Os organizadores da festa já foram informados sobre a proibição da sua realização.