INSATISFAÇÃO COM TROCA DE DIREÇÃO NA ESCOLA SÃO LUIZ MOTIVA PROTESTO DA COMUNIDADE ESCOLAR

-
Protesto aconteceu nos turnos da manhã e da tarde desta terça-feira (11), demonstrando a insatisfação da comunidade escolar com a decisão. Foto: Divulgação/Redes sociais
Pais e responsáveis por estudantes da Escola São Luiz Gonzaga realizaram, nesta terça-feira (11), nos turnos da manhã e da tarde, um protesto para demonstrar insatisfação com a decisão da Diocese do Rio Grande de trocar a direção da instituição. Ontem (10), com a presença do bispo Dom Jorge Pierozan, houve a cerimônia que conduziu o professor Márcio Côco Vasconcelos ao posto ocupado nos últimos 12 anos pelo padre Lino Mayer.
Em uma petição eletrônica criada na internet, a comunidade escolar se mostra contrária à nomeação do novo diretor, destaca o trabalho realizado pelo religioso enquanto esteve à frente da direção e demonstra insatisfação com a saída do padre da Paróquia Sagrada Família - Cidade. A iniciativa, criada nesta segunda-feira, às 22h39, já contava com 1.636 assinaturas em menos de 24 horas e tem como objetivo arrecadar o máximo de subscrições.
Em cada assinatura, os participantes da petição eletrônica puderam deixar comentários e entre eles destacam-se manifestações como “Injusta a saída do padre Lino”, “Queremos Padre Lino de volta”, “Fica padre Lino”, entre outras. Além de mostrar o descontentamento com a decisão, os pais buscam com o protesto conseguir realizar uma reunião com o bispo Dom Jorge para tentar reverter a mudança no comando da escola.
Gabriela Prado é mãe de um dos estudantes da escola e classificou o episódio como uma “surpresa infeliz”. Ela também criticou a forma como os pais dos alunos foram informados da decisão, através de um bilhete na agenda virtual. Segundo ela, o comunicado por parte da Diocese em suas redes sociais e a falta de ciência da mudança para a equipe atual e o corpo docente da instituição incomodou a todos.
“A direção de uma escola assegura a forma como ela é regida e como desenvolve seu trabalho pedagógico. Então, além de perdermos um gestor no qual acreditamos nos princípios e postura, é colocado em seu lugar um profissional que já dirige outra instituição escolar e que tem uma posição declarada quanto a sua perspectiva pedagógica, que não foi a que escolhemos quando elegemos a Escola São Luiz para nossos filhos”, afirmou ela.
Outra insatisfação é quanto ao período em que a mudança foi realizada, ou seja, após as matrículas e o início do ano letivo. “Queremos a escola gerida por alguém que perpetue e respeite os ideais pedagógicos e educativos que a escola já tem. Caso sejam realizadas mudanças, que elas sejam em períodos em que os pais tenham autonomia para escolher se rematriculam ou não os seus filhos”, encerrou Gabriela.
Um buzinaço em frente à sede da Mitra Diocesana também foi realizado no meio da manhã, em complementação ao primeiro ato do dia. O site Papareia News tentou contato com a Diocese do Rio Grande, a qual informou que o bispo Dom Jorge Pierozan encontra-se em viagem, devendo retornar na próxima sexta-feira (14).