INAUGURADO O CEJUSC DO FORO TRABALHISTA DE RG
-
A cerimônia ocorreu no Foro Trabalhista do município, onde o espaço vai funcionar. Foto: Guilherme Lund/TRT4
A Justiça do Trabalho do RS inaugurou, nesta terça-feira (3), mais um Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). Desta vez, na cidade de Rio Grande. A cerimônia ocorreu no Foro Trabalhista do município, onde o espaço vai funcionar.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Ricardo Martins Costa, falou da satisfação de poder inaugurar um espaço tão importante de diálogo na Justiça do Trabalho.
“Estamos a celebrar a inauguração de uma porta aberta para a sociedade resolver os seus conflitos com a melhor solução possível”, destacou.
Martins Costa recordou os números da “Ação Integrada de Conciliação dos Tribunais – Judiciário Unido”, que reuniu (TRT-RS, TJ-RS e TRF-4), e homologou R$ 66,3 milhões em acordos.
“Nós fomos forjados para o combate na Justiça. E essa mentalidade resgata na Justiça do Trabalho o seu DNA, que é o da conciliação”, frisou o presidente.
A desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas do Tribunal (Nupemec), enalteceu o esforço para ampliar a cultura de conciliação em Rio Grande, citando uma disciplina específica que trata do tema no curso de Direito da Furg, e agora o Cejusc recém-inaugurado no Foro Trabalhista da cidade.
“Agora temos um ambiente físico para a conciliação. Mas sobretudo temos um ambiente mental e espiritual. Tenho que parabenizar a comunidade por essa grande conquista. Esse é um espaço diferenciado de jurisdição”, observou Luciane.
Para a juíza-diretora do Foro Trabalhista, Rachel de Souza Carneiro Méndez, é uma satisfação ver que a cultura da paz, dos acordos, vêm se consolidando. “Eu tenho percebido que a comunidade mudou. Está cada vez mais buscando acordos nos processos. Conciliar é a melhor coisa que tem”, disse a juíza.
O Cejusc de Rio Grande será coordenado pelo juiz Felipe Lopes Soares, da 3ª Vara do Trabalho.
O presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB de Rio Grande, Frank Peluffo, entende que os operadores da Justiça do Trabalho da cidade estão mais forjados para o acordo do que para o litígio.
“A advocacia de Rio Grande é diferenciada. Os advogados de ambos os lados conversam e buscam o melhor para os seus clientes, tudo com equilíbrio”, destacou o advogado.
O evento contou ainda com a presença da corregedora regional do TRT-RS, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, e da diretora-geral do Tribunal, Rejane Carvalho Donis.
Números
As quatro varas da cidade receberam 1.791 casos novos em 2024 (até julho). No mesmo período, 1.795 foram solucionados na fase de conhecimento (decisão sobre o mérito) e 1.318 na fase de execução (pagamento dos direitos reconhecidos em Juízo). Atualmente, são 12.352 ações trabalhistas em tramitação.
Assessoria de comunicação