HOMENAGENS A SÃO PEDRO SÃO AFETADAS PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

  • Presidida pelo bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, e acompanhada pelo pároco da Catedral, padre Gil Raul Pereira Júnior, a cerimônia foi restrita a pouco mais de 20 pessoas e transmitida ao vivo pelas redes sociais. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Assim como as demais atividades, as comemorações pela passagem do Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores e de Rio Grande, foram afetadas pela pandemia do coronavírus. A tradicional procissão pelas ruas da cidade, a missa campal e a Festa do Pescador foram canceladas e substituídas por uma celebração na Catedral de São Pedro e um arraial virtual que acontecerá na noite desta segunda-feira.

Presidida pelo bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, e acompanhada pelo pároco da Catedral, padre Gil Raul Pereira Júnior, a cerimônia foi restrita a pouco mais de 20 pessoas e transmitida ao vivo pelas redes sociais. As medidas de higiene e prevenção eram constantemente lembradas pelo sistema de som da igreja, assim como os pontos em que frascos de álcool gel estavam à disposição dos fiéis.

20200629_100012"Hoje vocês que estão aqui na Catedral, meus irmãos e irmãs, vocês são privilegiados. Vocês representam a Diocese inteira. Então, em cada coração aqui presente, na nossa pequena, mas aconchegante Catedral, vocês representam cada cristão batizado e batizada que hoje homenageia o padroeiro da nossa Diocese e da cidade do Rio Grande", disse Hoepers aos presentes na celebração.

À reportagem do site Papareia News, Dom Ricardo falou sobre esse momento e lamentou não poder realizar a programação festiva de forma completa, como em anos anteriores. "Nós vamos utilizar das redes sociais, hoje transmitindo a missa e à noite vamos ter o Arraial de São Pedro, que é um momento de alegria e descontração um pouco com música, para que São Pedro possa, de alguma maneira, nos unir através das redes sociais".

Ao final, Hoepers deixou como mensagem para este momento difícil a virtude e perseverança de São Pedro. "Ele não desistiu, mesmo com seus problemas, seus temperamentos difíceis, sua situação, muitas vezes de medo, mas ele resistiu, superou e se tornou o grande líder da Igreja, o primeiro Papa".