GUARDA AMBIENTAL MUNICIPAL É LANÇADA PELA PREFEITURA

  • O grupo é formado por servidores de carreira da instituição que receberam treinamento especializado para desempenhar as funções. Foto: Divulgação/SMMAS

Em uma cerimônia realizada no Parque Urbano do Bolaxa, na manhã de sexta-feira, a Prefeitura Municipal realizou o lançamento da Guarda Ambiental Municipal (GAM). Na oportunidade, foram entregues equipamentos para o desenvolvimento das atividades, além de uma viatura zero quilômetro e uma embarcação, por meio de recursos do Ministério Público Federal (MPF).

A ideia de criação da GAM partiu inicialmente do guarda municipal José Ricardo Pereira e foi concretizada pelo prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, por meio do decreto nº 15.769 de 2018. O grupo é formado por servidores de carreira da instituição que receberam treinamento especializado para desempenhar as funções.

O recurso para a aquisição dos equipamentos foi obtido junto ao MPF, que celebrou com o município um termo de compromisso antes do repasse. O montante foi administrado pelo Conselho Comunitário Pró-segurança Pública (Consepro) que viabilizou as compras.

Na oportunidade, a procuradora da república, Anelise Becker, falou sobre a concretização do projeto. “Na ideia de que o poder público consiga chegar a resultados relevantes para a comunidade esse é um momento importante e além disso é muito simbólico o lugar escolhido para a realização da cerimônia”, disse ela ao fazer referência ao Parque Urbano do Bolaxa.

Lindenmeyer também fez uso da palavra e destacou a importância do trabalho da equipe especializada. “Existem outros locais além da APA que precisam ser preservados e haverá muito trabalho para a Guarda Ambiental Municipal juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente. Não principalmente por ações de ostensivas e de repressão, mas por um trabalho que estimule e valorize o sentimento de pertencimento da comunidade”.