GESTANTES COM OU SEM COMORBIDADES PODEM RECEBER A VACINA CONTRA A COVID-19 EM RG

  • A medida adotada obedece a decisão da Comissão de Gestores Bipartite (CIB) e veio com o último lote de vacinas encaminhado a Rio Grande. Foto: Arquivo/Papareia News

A Secretaria de Município da Saúde liberou a vacinação para todas as gestantes, tanto as que têm como as que não possuem nenhum tipo de comorbidade. A medida, adotada na quinta-feira (6), obedece a decisão da Comissão de Gestores Bipartite (CIB) e veio com o último lote de vacinas encaminhado a Rio Grande destinadas para as pessoas prioritários dentro do grupo das comorbidades.

Neste grupo, estão as pessoas com Síndrome de Down, as puérperas (mulheres com até 45 dias do parto) e as gestantes. A vacinação para esse público iniciou na quarta-feira (5), em todas as Unidades de Saúde. No ato da vacinação, as puérperas devem apresentar documento que comprove a data do parto, com a certidão de nascimento do recém nascido ou a nota da alta hospitalar.

“Por orientação da 3ª Regional de Saúde, as gestantes que têm comorbidades e as puérperas continuam vindo se vacinar e trazem os atestados médicos. Até por uma questão de estatística, a fim de sabermos quem são as gestantes em Rio Grande que têm comorbidade. Independente de ter ou não o atestado, ela pode ir ao posto de Saúde e receber a vacina. Basta trazer um comprovante, como a carteira de gestante ou o resultado de um exame de referência”, explicou Valéria Risso, que coordena o Núcleo de Imunizações.