FURG INAUGURA CASA DO ESTUDANTE EM SÃO LOURENÇO DO SUL

  • Espaço promove qualidade de vida e possibilita que estudantes se mantenham na universidade. Foto: Divulgação/Furg

Em um cenário orçamentário difícil para as universidades federais, desde abril, estudantes do Campus São Lourenço do Sul da Furg comemoram uma conquista: a inauguração da nova Casa do Estudante Universitário (CEU) no município. Desde 2010, a universidade tem ampliado sua atuação em São Lourenço do Sul, reforçando seu papel social e seu compromisso com a comunidade acadêmica. Dessa forma, a Furg vem buscando garantir o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, assim como a ampliação de políticas públicas que permitam que estudantes com baixa renda possam permanecer na universidade.

Em 2015, foi inaugurada a primeira moradia estudantil em São Lourenço do Sul, porém, com o crescimento do campus, a expansão do número de vagas tornou-se imprescindível. “Oferecer esse novo espaço para os nossos estudantes, principalmente em tempos de pandemia, é um grande presente. O novo espaço que implementamos visa primordialmente qualificar as condições de moradia e ampliar o número de vagas disponíveis para os estudantes do campus da FURG em São Lourenço do Sul. Com essa nova moradia poderemos atender 25 alunos, isso representa um aumento de mais de 50% em relação a nossa CEU anterior que abrigava 16 estudantes”, comemora o diretor do campus, Eduardo Vogelmann.

O reitor da Furg, Danilo Giroldo, classifica a nova CEU como “um espaço que vai qualificar muito a permanência dos estudantes em São Lourenço do Sul”, e relembra que “era um compromisso da gestão encontrar um imóvel mais adequado para os estudantes da Furg no município”. Giroldo afirmou ainda que “a assistência estudantil continuará sendo prioridade, mesmo em um cenário de restrição orçamentária”.

A nova CEU tem capacidade para acolher 25 estudantes em seis chalés mobiliados com quarto, cozinha, sala e banheiro, além dos espaços destinados para a portaria, área de serviço e lavanderia. A nova moradia passa a contar também com uma grande área verde, totalizando 1200 m². Essa ação busca ampliar, dignificar e qualificar a vida dos estudantes, promovendo a permanência e mitigando a evasão.