FERRAMENTA DISPONIBILIZADA PELA FECOMÉRCIO-RS FAZ UM RAIO X DO EMPREGO EM RG

  • O tempo médio de emprego era de 78,4 meses, a idade média dos trabalhadores 38,7 anos e o rendimento mensal de R$ 3.226,10, em média. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em 2019, Rio Grande possuía 45.042 pessoas no mercado de trabalho formal, sendo que 59,0% eram homens e 41,0% mulheres. O tempo médio de emprego era de 78,4 meses, a idade média dos trabalhadores 38,7 anos e o rendimento mensal de R$ 3.226,10, em média. Essas e outras informações constam na 10ª edição do Mapa do Emprego divulgado no último dia 10 de março pela Fecomércio-RS.

Baseado nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2019, registro mais recente disponível no país, o Mapa tornou-se uma ferramenta interativa em que os usuários podem ter uma visão mais ampla e completa do perfil do emprego formal no Rio Grande do Sul. Clique aqui para conhecer o Mapa do Emprego.

Ao utilizar o Mapa do Emprego 2021, os usuários poderão acessar informações como número de vínculos, perfil de gênero, etário e educacional dos trabalhadores, salários médios, tempos médios de vínculo, rotatividade, número de vínculos por porte do estabelecimento contratante, por tipo de contrato e por enquadramento tributário do contratante.

A ferramenta, ao fornecer de forma fácil informações acerca do perfil do mercado de trabalho formal, por recorte geográfico e por setor econômico, é um instrumento importante que contribuiu para a tomada de decisões tanto de empresas quanto de organizações públicas e privadas.

Desde o ano passado a ferramenta apresenta duas versões: a de acesso universal e a de acesso restrito aos sindicatos da Fecomércio-RS. Na versão de acesso universal, o usuário poderá ter informações do perfil do emprego formal do estado em duas dimensões geográficas, corede e município, e em três dimensões de atividade econômica. Na versão para os sindicatos, há ainda informações relativas aos estabelecimentos.