FEIRINHA DE ADOÇÃO E BENÇÃOS AOS ANIMAIS MARCARAM A TERCEIRA EDIÇÃO DA TARDE FRANCISCANA

  • Os animais de estimação foram abençoados pelo padre Giribone

O 4 de outubro é considerado o dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais e da natureza. Por conta disso, integrantes do grupo Vira Latas e Corações, em parceria com a Obra Missionária e a Associação dos Corredores de Rua de Rio Grande, promoveram ontem, no largo Dr. Pio, a terceira edição da Tarde Franciscana. Na oportunidade, foi organizada uma pequena feira de adoção e durante todo o evento os animais de estimação foram abençoados pelo padre Giribone.

De acordo com Patrícia Cassuriaga, mais de 60 pessoas levaram seus companheiros de quatro patas para receberem a benção e outras compareceram com imagens e pingentes de São Francisco para renovar a fé e agradecer pelas graças alcançadas. A atividade contou, ainda, com o apoio dos grupos Amor Por Quatro Patas e Bicharada RG, além de uma representação da Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais.

Ainda segundo Patrícia, neste ano a movimentação maior foi de cachorros das mais variadas raças e tamanhos, mas no ano passado um coelho e até um porco receberam a benção. Um brechó com peças de roupas humanas também foi realizado no local e a quantia arrecadada com a venda será destinada a compra de ração para os animais em situação de rua.

Para o padre Giribone, um evento como este tem a missão de cultivar o amor pelos animais e a preservação da natureza. O religioso citou o aumento do número de cães e gatos nas residências, mas disse que é preciso haver um crescimento moderado neste sentido, pois os animais não podem substituir os seres humanos.

Mesmo assim, ele lembrou da importância deles nas questões relacionadas ao tratamento de doenças, como a depressão, e destacou as melhorias registradas no estado de saúde de quem tem a companhia de um bichinho. “Além de se tornarem companheiros das pessoas e contribuírem no tratamento de várias doenças, os animais também são fundamentais na pecuária. Vamos tomar como exemplo os cães que manejam as ovelhas: é algo que está na natureza deles e a ajuda trazida ao homem do campo é extremamente importante”, finalizou Giribone.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com