FBOT É TRICAMPEÃ BRASILEIRA NA CATEGORIA DE ROBÔS DOMÉSTICOS

  • Em sua primeira competição nacional, o robô Boris utilizado na categoria doméstica foi produzido pelo Centro de Ciências Computacionais (C3) da universidade. Foto: Divulgação/FURG

A equipe FBOT conquistou neste final de semana, em Goiânia - GO, o tricampeonato brasileiro na categoria @home, de robôs domésticos, durante a Competição Brasileira de Robótica Petrobras (CBR) 2024.

O time de robótica da FURG também foi vice-campeão em sua estreia na categoria de robôs industriais. A cerimônia de premiação ocorreu no Centro de Convenções de Goiânia, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A duração do evento foi de sete dias, divididos em aquecimento e dois estágios. Os dois primeiros dias foram destinados ao aquecimento, os dois seguintes de primeiro estágio, em seguida dois dias de segundo estágio e, por fim, ocorreu a final no último dia da competição.

Para Jardel Dionysio, integrante da equipe @home, as premiações "reforçam o trabalho que a gente desenvolve ao longo de todos esses anos, mostrando a nossa força e o quanto nos dedicamos à robótica. Juntos, conseguimos capacitar ainda mais os membros, aplicar os conhecimentos adquiridos em aula e, ainda, reduzir a evasão de estudantes".

Em sua primeira competição nacional, o robô Boris - acrônimo de Domestic Robotic Intelligent System (Sistema Inteligente Robótico Doméstico) - utilizado na categoria doméstica foi produzido pelo Centro de Ciências Computacionais (C3) da universidade. O protótipo foi conduzido pela equipe FBOT@Home, composta por 18 alunos e coordenada pelos professores Paulo Drews e Rodrigo Guerra.

Área industrial

A categoria RoboCup@Work visou a utilização de robôs correlacionados à automação de trabalhos, mais especificamente os desenvolvimentos de tecnologias para a área industrial. A categoria buscou trazer novos pontos de vista para robôs de serviços e propôs a competição de robôs móveis autônomos em um ambiente geral para a indústria.

Alguns cenários relacionados ao trabalho industrial incluem o carregamento e descarregamento de objetos, como ferramentas e peças mecânicas, a manipulação, transporte e organização desses objetos, a navegação por ambientes que se assemelham a uma fábrica e a capacidade dos robôs de se adaptarem a mudanças repentinas ao seu redor e de superarem seus obstáculos.

A fim de realizar os desafios propostos, as equipes utilizaram conceitos científicos como Visão Computacional, Adaptação às Condições Ambientais, Manipulação de Objetos, Navegação Otimizada e Inteligência Artificial, entre outros.

Mundial na Holanda

Em julho deste ano, a equipe da FURG também foi destaque na RoboCup 2024, o campeonato mundial de robôs, onde conquistou o 11º lugar na categoria de robôs domésticos em Eindhoven, na Holanda.

Problemas do cotidiano

A Competição Brasileira de Robótica é destinada a pesquisadores estudantes do ensino superior, médio e fundamental e é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente.

Entre as categorias, estão o futebol de robôs, robôs de serviço domésticos, drones autônomos, entre outras. Em 2024, a CBR possuiu o apoio e patrocínio da Petrobras.

Assessoria de comunicação