EXPOSIÇÃO QUE CONTA A HISTÓRIA DE VLADMI DOS SANTOS É INAUGURADA NO PRAÇA RIO GRANDE

  • A exposição de fotografias, que é uma das programações de verão do centro comercial, poderá ser conferida pelos próximos 60 dias, no corredor central, em frente à loja Gang. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em um evento emocionante, o shopping Praça Rio Grande inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira, a exposição que conta a história do paratleta e ultramaratonista rio-grandino, Vladmi Virgílio dos Santos. Aos 50 anos, ele já percorreu os desertos do Atacama, Gobi, Saara e Antártica, considerados os quatro mais difíceis do mundo, e possui o recorde mundial de maior percurso autônomo sem guia, após completar os 226 km da Extremosul Ultramarathon de 2019.

Durante a realização do cerimonial foram obedecidos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como o uso de máscaras pelos presentes e higienização constante das mãos com álcool em gel, além da aferição de temperatura logo na entrada. A exposição de fotografias, que é uma das programações de verão do centro comercial, poderá ser conferida pelos próximos 60 dias, no corredor central, em frente à loja Gang.

20210204_182905O superintendente do shopping Praça Rio Grande, Daniel Macedo, falou sobre a importância de destacar a história do paratleta rio-grandino. “O Vladmi precisa ser conhecido pelo mundo, ele é um patrimônio de Rio Grande. Para nós é uma honra e uma felicidade muito grande estar conhecendo o trabalho desse cara fantástico que mostra que superação é mais do que simplesmente uma palavra”, afirmou Macedo.

Na ocasião, Daniel repassou às mãos de Vladmi uma placa de reconhecimento por levar o nome de Rio Grande para o mundo. “Uma homenagem simbólica, mas que tem muito sentimento e reconhecimento por tudo que ele fez e vem fazendo, levando o nome de Rio Grande para o mundo inteiro”, completou o gestor que antecipou a realização de uma palestra com Vladmi para o mês de março.

Quem também prestigiou o evento foi o amigo e ultramaratonista, Carlos Dias, que ao ter sua presença anunciada deixou Virgílio surpreso. “O Vladmi não é só um amigo, ele virou um irmão. É um ser humano que mostra para as pessoas que apesar das adversidades que a vida oferece, a gente tem como olhar além delas e ter essa possibilidade interna de que a gente pode transformar o cenário e o Vladmi faz isso todo o dia”, explicou Dias.

20210204_185112“O Vladmi tem uma visão muito maior do que qualquer outra pessoa que enxerga e ele usa a adversidade que a vida ofereceu para alavancar o sonho dele e não para ficar no canto chorando. Ele busca desafios maiores e se impõe, ele corre risco e isso me inspira também. Eu também tenho essa visão e sempre acreditei que a gente pode entregar para o mundo uma gentileza maior do que o mundo está esperando”, completou Dias.

Vladmi também conversou com a nossa reportagem e falou sobre o sentimento em ter uma exposição falando sobre sua trajetória. “Estou feliz e emocionado demais. Essa exposição retrata um pouco do sacrifício que é chegar ao final de mais de 200 km de uma prova e, acima de tudo, o sacrifício que é a gente construir e concretizar os sonhos. Olhem com carinho cada foto e vejam o quanto que a palavra impossível é apenas uma palavra grande”, revelou ele.

“Espero que vocês possam se motivar e concretizar aquilo que vocês têm hoje como sonho ou então como projetos e, acima de tudo, não precisam falar isso para ninguém. Guardem para si, porque quando a gente quer alguma coisa, a gente guarda para nós e vai lá e executa. A única pessoa que realmente tem que saber de seus planos é você mesmo, porque é isso que nutre a sua vontade, sua atitude e o seu querer para chegar ao êxito de tudo”, concluiu Vladmi.