EXPOSIÇÃO DE HUMOR GRÁFICO EM PORTUGAL CONTARÁ COM ILUSTRAÇÕES DO ARROIO-GRANDENSE E EX-SECRETÁRIO DE CULTURA DE RG, RICARDO FREITAS

  • Graduado em Gestão Pública, Ricardo foi secretário de cultura dos municípios de Arroio Grande e de Rio Grande. Foto: Rodrigo de Aguiar/Arquivo Papareia News

A exposição "Humor é Coisa Séria", do cartunista e ilustrador Ricardo Freitas, o Donga, atravessou o Oceano Atlântico e no mês de março fará parte da programação cultural do Centro de Artes da cidade portuguesa de Águeda. A mostra apresenta desenhos de humor que fazem refletir sobre diversas questões da sociedade contemporânea e é composta de vinte ilustrações elaboradas entre os anos de 2022 e 2023.

"É um prazer muito grande poder mostrar meu trabalho em um espaço tão incrível na cidade de Águeda, onde fui tão bem recebido. Esta é uma forma de devolver esse carinho", explicou o artista. O projeto também conta com a mediação da produtora cultural Regina Bastos, cujas raízes são daquela região.

A relação de Freitas com Águeda se estabeleceu a partir de uma visita feita pelo artista à cidade em 2017, quando ocupava o cargo de secretário municipal de cultura em Rio Grande, representando o então prefeito e hoje deputado federal Alexandre Lindenmeyer nas Jornadas Internacionais de Turismo, promovendo o intercâmbio cultural entre as cidades irmãs.

Em 2018, Ricardo participou da Comissão que organizou as comemorações dos 25 anos de geminação entre Águeda e Rio Grande, ocasião em que recepcionou uma comitiva de autoridades portuguesas e, desde então, os laços permanecem.

Sobre a exposição "Humor é Coisa Séria"

O título pode até ser um paradoxo, mas é verdadeiro. O humor gráfico nem sempre é para rir simplesmente, podendo ser um instrumento de denúncia, de indignação, de reflexão e de análise crítica. Nestes desenhos estão algumas indignações, principalmente com relação a degradação ambiental e ao desprezo com o ser humano, onde temas como a violência, a fome, o desrespeito, o aquecimento global, a poluição ambiental, o desmatamento e o permanente desperdício dos recursos hídricos aparecem apontados de forma humorada e irônica, sem muitas palavras ou legendas, porque nem precisaria.

Sobre o artista

Ricardo Freitas, o Donga, é, ilustrador, artista plástico e cartunista há mais de 35 anos. Atualmente publica suas charges no jornal Correio do Sul Regional, de Arroio Grande, cidade onde nasceu.

Seus trabalhos já foram publicados em vários jornais e revistas, além de ter participado das três edições do livro coletivo Edição de Risco, da Grafar - Grafistas do RS e do Sem Trégua, sobre a temática da guerra, também da Grafar.

Ricardo já ilustrou livros e participou de exposições e de salões nacionais e internacionais de desenhos de humor gráfico. Ele também é autor dos livros Pandemia - Muito Risco Todo Dia e A Graça da Garça.

Graduado em Gestão Pública, foi secretário de cultura dos municípios de Arroio Grande e de Rio Grande.

Serviço

O que: Exposição Humor é coisa Séria;

Quando: De 02 a 31 de março de 2024;

Onde: Centro de Artes de Águeda - Sala Estúdio Águeda - Portugal.

Assessoria de comunicação