EXPOSIÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS INTEGROU A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

  • Atividade aconteceu no período da manhã e da tarde deste sábado

A programação da Semana da Pátria teve sequência neste sábado com a realização de uma exposição das Forças Armadas, no Rincão da Cebola. Militares da Marinha, Fuzileiros Navais, Exército e Corpo de Bombeiros estiveram à disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas e apresentar os materiais utilizados no atendimento de ocorrências e treinamentos.

As viaturas operacionais também fizeram parte do cenário e chamaram a atenção por conta de suas características, como um caminhão do 6º GAC, por exemplo. Utilizado para o transporte de tropas e utensílios, o veículo conta com tração 4x4, proteção quebra-mato, capacidade de carga de cinco toneladas e um sistema que permite desativar algumas funcionalidades, como faróis e buzinas, fazendo com que ele não seja facilmente localizado no caso de uma situação real de combate.

No estande do 6º GAC, fomos recepcionados pelo soldado Gondran e o sargento Gasso, que explicaram a forma como cada um dos equipamentos são utilizados. Sobre as mesas estavam rádios comunicadores, kits operacionais e os alimentos, que são desidratados e transportados em sacos plásticos que trazem o nome de cada uma das refeições e orientam a forma de preparo.

Já os fuzileiros navais trouxeram para o Rincão da Cebola os Equipamentos Individuais Básicos de Combate (EIBC), uma quantidade expressiva de itens que devem ser levados pelos soldados dentro de cada uma das mochilas. Entre eles, destacam-se utensílios como bússola, marmita, talheres, saco de dormir, agasalho e lanterna.

Segundo o sargento Jonathan Silva, um fuzileiro naval está apto a carregar consigo cerca de 30 kg de materiais, o que, aliado ao treinamento de sobrevivência, lhe permite a permanência durante um bom período na selva, seja em atividades de combate ou de busca e salvamento. Ainda de acordo com Silva, os militares também participam de ações sociais que visam o bem estar da comunidade onde estão inseridos. Para se ter uma ideia, o efetivo local auxiliou a Defesa Civil na entrega de telhas aos moradores que tiveram suas residências danificadas pela chuva de granizo de 2015 e recentemente participaram de ações de combate à dengue e ao Zika vírus, no balneário Cassino, no começo do ano.

O Comando do 5º Distrito Naval (5º DN) utilizou o espaço para informar aos interessados as formas de ingresso na Marinha e expôs uma moto-aquática, utilizada nas ações de defesa e monitoramento da orla marítima. Outras informações sobre concursos voltados a área, podem entrar em contato com a Assessoria de Recrutamento Distrital, através dos telefones (53) 3233-6306/3233-6106/3233-6113 ou através do site do 5º DN.

O Corpo de Bombeiros apresentou os materiais utilizados em ações de combate a incêndio, equipamentos de mergulho, salvamento em altura, reanimação cardiopulmonar e remoção de insetos, como enxame de abelhas. Quem compareceu ao local pode conferir, ainda, a nova identidade visual das viaturas e também o novo uniforme dos militares que, a partir do processo de desvinculação da Brigada Militar, passou a ser azul.

Outras imagens da exposição podem ser conferidas clicando aqui.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com