EXPEDIÇÃO DE VELEIRO COM DESTINO À ANTÁRTICA FAZ PARADA EM RG

  • O veleiro Endurance foi construído seguindo um projeto parecido ao do utilizado por Amyr Klink, porém em um tamanho menor. Fotos: Divulgação/Cesar Mello

Neste final de semana, a cidade do Rio Grande foi ponto de parada estratégica para os tripulantes do Veleiro Polar Endurance 64 (VPE64), que participará de uma expedição até a Antártica. A viagem, que deve ter três meses de duração, iniciou no dia 25 de novembro, quando os tripulantes deixaram o Porto de Santos.

O meteorologista Giovanni Dolif é um dos integrantes da tripulação e segundo ele, o veleiro foi construído seguindo um projeto parecido ao do utilizado por Amyr Klink, porém em um tamanho menor. A embarcação foi adquirida e reformada por um economista de São Paulo que sempre teve o desejo de realizar uma expedição.

WhatsApp Image 2023-12-04 at 11.57.20 (1)“Para a montagem da tripulação, foram escolhidas pessoas com experiências diferentes que se somassem e permitissem ter habilidades para se chegar com segurança até a Antártica”, explicou Dolif. A expedição também contempla a produção de um documentário e a realização de pesquisas sobre lixo no mar.

“Estamos levando equipamentos de vídeo para produzirmos um documentário. Além disso, estaremos fazendo também alguns trabalhos de pesquisa sobre resíduos no mar, como a identificação, a observação, o georreferenciamento e, quando possível, a coleta desse lixo”, completou ele.

O trabalho durante a expedição também contempla o levantamento de dados sobre a temperatura do mar e do ar, umidade, pressão atmosférica e ventos, com o objetivo de analisar a relação entre o oceano e a atmosfera. A experiência de Giovanni permitirá o planejamento da viagem com base nos dados meteorológicos.

WhatsApp Image 2023-12-04 at 11.57.20Entre os momentos mais complexos da expedição está a travessia do chamado Estreito de Drake, trecho de união entre os oceanos Atlântico e Pacífico que leva até a península antártica, com uma das piores condições de navegação do planeta. A previsão é de que essa passagem aconteça próximo ao réveillon.

“Eu como meteorologista vou contribuir ajudando a escolher o melhor período para que a gente possa passar com mais segurança e conforto por aquele trecho”, afirmou Giovanni. Depois de Rio Grande, a próxima parada da tripulação será em Mar del Plata, na Argentina, passando pela Península de Valdés e Ushuaia.

Além de Giovanni Dolif, a tripulação é composta por Cícero Vieira, Nelson Barretta, Marcos Hurodovich, Gabriel de Capitani, Fábio Raimo, Guilherme Kodja, Waldemar Oliveira e Cesar Mello. A expedição pode ser acompanhada no Instagram, através do perfil antartica.vpe64.