ESTUDANTES PODEM PARTICIPAR DE CONCURSO NA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

  • O concurso será o destaque máximo, mas, dentre as atividades, haverá passeio ciclístico, blitz educativa, palestras e outras iniciativas que chamem a atenção para o objetivo de preservar vidas. Foto: Rodrigo Chagas/PMPel

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.” Com esse tema, de 18 a 25 de setembro, o país comemorará a Semana Nacional do Trânsito de 2021. Em Pelotas, extensa programação está sendo elaborada, com destaque para o concurso destinado a estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino. Com desenhos e slogans, alunos concorrem a prêmios que incluem tablet, skate com capacete, mochila com material educativo e uma bicicleta.

“Estamos fazendo um convite a todas as escolas, para que prestigiem esse concurso. A iniciativa visa estimular as crianças e os jovens a pensarem sobre a segurança no Trânsito como fator importante para reduzir as ocorrências de acidentes e resguardar vidas”, salientou o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

A programação da Semana transcorrerá sob responsabilidade da Prefeitura, com coordenação da Secretaria de Transporte e Trânsito. De acordo com o secretário, o concurso será o destaque máximo, mas, dentre as atividades, haverá passeio ciclístico, blitz educativa, palestras e outras iniciativas que chamem a atenção para o objetivo de preservar vidas.

Regulamento do concurso

Para motivar os estudantes, além dos prêmios, é importante que as escolas se mobilizem. De acordo com o regulamento, o concurso é uma competição entre alunos e os trabalhos de desenho e criação de slogan devem ser elaborados com base no tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Haverá duas categorias de participantes. A categoria A será formada por alunos de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), do pré-escolar ao 5º ano. A categoria B será direcionada a estudantes do 6º ao 9º anos e do Ensino Médio.

Para a categoria A, o desafio será a elaboração de um desenho e, para a B, de um slogan. Os trabalhos de ambas devem ser enviados para o e-mail concursodotransito2021@gmail.com, entre os dias 20 e 30 deste mês.

A premiação será para o primeiro, segundo e terceiro colocado de cada categoria. Serão avaliadas a criatividade, originalidade e comunicabilidade dos trabalhos. Os professores dos alunos premiados receberão um presente.