ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA VOLTA A OPERAR APÓS LIGAÇÃO A GERADORES SER CONCLUÍDA

  • Os geradores vieram para o município no mês de novembro, dentro do planejamento de verão estabelecido, com o objetivo de mitigar um eventual problema na subestação de energia elétrica. Fotos: Divulgação/Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Grande retomou a capacidade normal de operação por volta das 21h deste domingo. Isso aconteceu após as equipes terem concluído a transferência do circuito do transformador danificado para cinco geradores.

WhatsApp Image 2022-01-30 at 15.40.05Os equipamentos já estavam no local como medida preventiva, o que facilitou a operação de migração. Os geradores vieram para o município no mês de novembro, dentro do planejamento de verão estabelecido, com o objetivo de mitigar um eventual problema na subestação de energia elétrica.

Segundo o gestor da Unidade Especial de Saneamento, Mário Marin, "esse tipo de transformador só tem em dois locais na Corsan: aqui em Rio Grande e no polo petroquímico de Triunfo. Não são tranformadores fáceis de encontrar, por isso a precaução desses geradores já estarem aqui e à disposição".

Com isso, o fornecimento geral da cidade foi retomado, mas não na totalidade, pois ainda é necessário pressurizar o sistema. O próximo passo é o abastecimento dos reservatórios para que a água possa ser disponibilizada na rede. A previsão de normalização do serviço é para a meia-noite.