EQUATORIAL FORMA 13 PILOTOS DE DRONES PARA INSPEÇÕES DE LINHAS DE TRANSMISSÃO

  • Os novos pilotos, agora, poderão executar operações nos aproximadamente 60 mil km de redes de média e baixa tensão e na verificação dos aproximadamente 800 mil postes e 40 mil transformadores e equipamentos da companhia de energia. Foto: Divulgação/CEEE Equatorial

O Grupo Equatorial Energia finalizou, no início de agosto, a formação de 60 pilotos de drones para inspeções de linhas de transmissão em redes de média e alta tensão da companhia de energia. Os colaboradores treinaram mais de 130 horas, com o objetivo de trazer maior qualidade e continuidade no fornecimento de energia. Com isso, a empresa soma 100 profissionais capacitados e treinados desde agosto de 2019 em todas as seis concessões, que poderão utilizar cerca de 30 drones nas unidades do grupo.

Na CEEE Grupo Equatorial, concessionária que atende 1,8 milhão de clientes em 72 municípios do Rio Grande do Sul, 13 funcionários participaram do projeto, com o treinamento sendo realizado na região sul, em linhas de transmissão próximas às cidades de Pelotas, Morro Redondo e Canguçu e que atendem à cerca de 190 mil clientes.

Os novos pilotos, agora, poderão executar operações nos aproximadamente 60 mil km de redes de média e baixa tensão e na verificação dos aproximadamente 800 mil postes e 40 mil transformadores e equipamentos da companhia de energia.

“O drone, acima de tudo, é um equipamento digital e panorâmico e trará maior confiabilidade nas avaliações das redes, podendo detectar defeitos de forma mais rápida e, permitindo assim, o diagnóstico e o levantamento mais rápido dos equipamentos necessários para a solução de cada caso”, afirmou o superintendente técnico da CEEE Grupo Equatorial, Júlio Hofer.

“Sem dúvida, este equipamento é uma aquisição muito importante para a CEEE Grupo Equatorial, pois trará eficiência e dinamismo nas inspeções além de conseguir ângulos e locais antes impossíveis de serem atingidos de outras formas”, destacou o inspetor de linhas de alta tensão da CEEE Grupo Equatorial, Juliano Soares dos Santos.

Vantagens

O drone traz uma série de vantagens aos trabalhos de operação e manutenção que antes seriam impossíveis em situações envolvendo os serviços comuns dos funcionários de campo, pois técnicos podem operar os aparelhos remotamente e verificar as condições das linhas de transmissão e distribuição em até cinco quilômetros de alcance.

O processo, desta forma, é otimizado, com menor gasto de recursos e maior celeridade para soluções de ocorrências ou verificações periódicas.

Os benefícios principais são os seguintes

- segurança: o equipamento garante mais segurança e agilidade para os eletricistas que todos os dias verificam linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso;

- economia: utilização em locais onde antes eram realizadas inspeções terrestres ou somente com uso de helicópteros, com economia de recursos;

- qualidade: captação de imagens em ângulos difíceis, que detectam locais complicados de serem visualizados para reparo;

- continuidade: auxílio direto em situações emergenciais na recomposição do sistema, atuando no conserto das falhas e diminuindo o tempo de interrupção.

Assessoria de comunicação CEEE Equatorial