ENTREGA DA BOINA VERDE-OLIVA ACONTECE SEM A PRESENÇA DE FAMILIARES POR CONTA DA PANDEMIA

  • Depois desse momento solene, são iniciadas as instruções de qualificação em distintas funções dentro da organização militar. Foto: Divulgação/6º GAC

Os militares incorporados ao efetivo do 6º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) no início deste ano, realizaram, na tarde desta quinta-feira, o juramento à bandeira nacional e também receberam a chamada boina verde-oliva. Em razão da pandemia, a solenidade, que geralmente conta com a participação de familiares, foi restrita aos integrantes da unidade.

Por conta disso, a boina foi entregue aos recrutas pelos comandantes de suas respectivas baterias e instrutores. Além disso, durante toda a cerimônia observou as medidas de segurança impostas pelas autoridades sanitárias, assim como o distanciamento entre os militares durante todo o ato.

De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, “a boina verde-oliva é um símbolo do soldado do Exército Brasileiro e a conquista do direito de usá-la é um marco na vida militar dos jovens recém incorporados”. Esse item é geralmente entregue após a conclusão do chamado Período de Instrução Básico que é igual para todos.

Já o juramento à bandeira, seguido do canto do Hino Nacional, se caracteriza como “uma forma do compromitente jurar honra, integridade e defender a pátria com sua própria vida”. Depois desse momento solene, são iniciadas as instruções de qualificação em distintas funções dentro da organização militar.