ECC LAGOA DOS PATOS LANÇA CÁPSULA DO TEMPO E FAZ HOMENAGENS A FAMILIARES DE ARTISTAS LOCAIS

  • O comitê gestor é formado por 12 integrantes, sendo quatro representantes do poder público, quatro da sociedade civil organizada e outros quatro moradores do entorno. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Após uma cerimônia de inauguração virtual, por conta da pandemia e das condições climáticas, no último dia 19, a Prefeitura Municipal deu sequência ao ato de homenagem aos familiares de artistas de Rio Grande que tiveram espaços do Estação Cidadania Cultura (ECC) Lagoa dos Patos batizados com seus nomes. A solenidade aconteceu na estrutura, construída na Vila Rural, na esquina das ruas Pedro de Sá Freitas e das Cocheiras.

20201229_181546O local é formado por quadra poliesportiva, pista de skate, biciletários, biblioteca, telecentro, teatro e um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que atenderá as comunidades do entorno. A quadra recebeu o nome de Sérgio Satt, a biblioteca Érico Veríssimo, o telecentro Vera Lúcia Borges e o teatro Beto Federal. A intensão do comitê gestor é de nomear a pista de skate em homenagem a um jockey da cidade, porém ainda não houve confirmação da família.

O comitê gestor é formado por 12 integrantes, sendo quatro representantes do poder público, quatro da sociedade civil organizada e outros quatro moradores do entorno. Um deles é o coordenador-geral da ONG Laguna Sul Ambiental, Eduardo Feijó, que realizou em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) o plantio de 20 mudas de árvores nativas e frutíferas, em uma área onde futuramente existirá uma cancha de futebol de areia.

20201229_193459De acordo com ele, foram distribuídas ao longo do espaço espécies como abacateiros, pitangueiras, araçazeiros, goiabeiras e amoreiras. As mudas foram cedidas pela SMMA, que as cultivou junto aos hortos do Cassino e do Povo Novo. Além disso, a ONG também promoveu no dia de ontem o lançamento da chamada Cápsula do Tempo, onde os presentes na cerimônia puderam escrever suas percepções sobre o ano de 2020.

A Cápsula deverá ser aberta novamente daqui a cinco anos, oportunidade em que todos que participaram da iniciativa serão chamados para revelar o que foi escrito em dezembro de 2020. Quem visitar o espaço, de domingo a domingo das 08h às 22h, terá também a oportunidade de conhecer o trabalho de grafiteiros rio-grandinos que realizaram pinturas que homenageiam Beto Federal e as artes como um todo.