DIÁLOGO COM LOJISTAS E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS MARCAM AÇÃO ESPECIAL DO PROCON NO PARTAGE

  • A unidade do Procon, localizada na Rua Vice Almirante Abreu, 737, segue com funcionamento normal, até as 17h30. Fotos: Thaíse Brião/PSRG

Como parte das ações alusivas ao 15 de março, Dia do Consumidor, o Procon do Rio Grande preparou, nesta terça-feira, uma programação especial no Partage Shopping para marcar a data. Pela manhã, lojistas e funcionários do local puderam acompanhar uma palestra com orientações sobre os direitos básicos dos consumidores e esclarecimentos sobre os procedimentos de fiscalização. O objetivo foi tirar dúvidas dos participantes e desmistificar alguns aspectos da fiscalização exercida pelo Procon junto às empresas.

“Aproveitamos o momento para trabalhar uma desmistificação da fiscalização para os lojistas, porque muitos ainda têm receio do Procon. A gente quis aproximar eles do nosso trabalho, mostrando que não temos só o caráter punitivo, e sim o objetivo de harmonizar as relações de consumo”, afirmou Silvane Aquino, coordenadora administrativa do órgão.

A ação teve boa recepção por parte dos lojistas. Para Adriana Ferreira, que atua no ramo da alimentação, eventos como esses são importantes para que possam fornecer um atendimento da melhor maneira possível ao consumidor. Ela ainda comentou que novas ações semelhantes, com foco na atuação dos lojistas, também seriam positivas para a categoria.

WhatsApp Image 2022-03-15 at 18.16.44“Na palestra eles explicaram que a mediação é a melhor forma para a resolução dos problemas e eu penso da mesma forma. Gostei muito, todos aproveitaram bastante. Destaco a questão da desmistificação dessa fiscalização punitiva, porque é muito importante que exista esse elo entre lojista e fiscal, para que não seja algo temido, que não exista apenas o pensamento na punição e sim na informação”, completou.

Após a palestra, os lojistas puderam apreciar um coquetel oferecido pelo órgão. Na sequência, o Procon iniciou atendimento na área central do shopping, direcionada para cliente, com a distribuição de brindes, panfletos informativos, orientações e esclarecimento de dúvidas. Ação semelhante também foi realizada na entrada do shopping, com auxílio da unidade móvel do órgão. As atividades no shopping se estenderam até as 20h.

A unidade do Procon, localizada na Rua Vice Almirante Abreu, 737, segue com funcionamento normal, até as 17h30. Ao longo desta semana, também serão realizadas ações específicas no local, também com a distribuição de materiais informativos e brindes.

“Quero dizer para toda comunidade rio-grandina que o Procon está a disposição de todos os consumidores e estamos trabalhando com afinco na proteção dos direitos. Então todos os consumidores que tiverem alguma dificuldade ou precisem de alguma orientação, podem contar com o Procon, pois estamos aqui para auxiliá-los”, apontou o coordenador executivo, Douglas César.

WhatsApp Image 2022-03-15 at 18.15.16Apesar de chamar atenção por ser um período de muitas promoções, a Semana do Consumidor é também uma época destinada a conscientização e discussão sobre os direitos do consumidor. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema, fazendo com que empresas e clientes estejam mais cientes de seus direitos e deveres.

“A missão do Procon é equilibrar e harmonizar a relação entre clientes e fornecedores e temos como função principal elaborar e executar as políticas de proteção e defesa do consumidor. Estamos de portas abertas para receber a todos, mostrar como funciona e quais são os resultados do nosso trabalho”, acrescentou Silvane.

Até sexta-feira a unidade móvel do Procon prestará atendimento em diferentes pontos da cidade, em roteiro ainda a ser definido.

Assessoria de comunicação PMRG