DIA DO MARINHEIRO É COMEMORADO COM SOLENIDADE ESPECIAL NA SEDE DO 5º DISTRITO NAVAL

  • A solenidade foi presidida pelo comandante da unidade, o vice-almirante José Renato de Oliveira

O Dia do Marinheiro foi celebrado nesta quarta-feira, em uma cerimônia realizada na sede do comando do 5º Distrito Naval. A data representa o nascimento do rio-grandino Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, considerado o patrono da Marinha do Brasil.

Na ocasião, foram entregues também a Medalha Mérito Tamandaré para personalidades civis e militares que prestaram serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da instituição. A solenidade foi presidida pelo comandante da unidade, o vice-almirante José Renato de Oliveira.

Neste ano, foram agraciados com a homenagem o brigadeiro do ar, Arnaldo Silva Lima Filho, a procuradora regional da união, Lisiane Ferrazzo Ribeiro, o coronel da Brigada Militar, Andreis Silvio Dal’Lago, a advogada da união, Mônica de Oliveira Casartelli, os capitães de fragata, Pedro Paulo Nunes Tavares, Luiz Antônio Vidal Lisa, Carlos Fernandes da Silva Júnior e Stella Beatriz Kruger.  Também receberam a condecoração o delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, Ilson da Silva, o ex-vereador, Luis Gilberto de Almeida Risso, a servidora civil, Diranice Dias Gallo, o professor universitário, Manuel Antônio Ruttkay, o médico, Mauro Cezar Machado, o engenheiro, Sergio Machado, o subtenente, Givaldo Batista Medeiros, o terceiro sargento, Osvaldo Gonzaga, o encarregado da seção de operações, Glauco Calhau, os suboficiais, Alexandre Machado Rozende, Alessandre  Hecto Silva, Herivelton Amaral Grijo e Alber Martins da Cruz, o senhor Eduardo Ribas Fagundes e o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer.

O vice-almirante, José Renato de Oliveira, disse que a solenidade representa muito para instituição e principalmente para os militares que prestam serviços no município, pois é aqui que estão depositados os restos mortais de Tamandaré. “Para nós que prestamos serviços na cidade do Rio Grande é um momento muito especial. Especial também é o ato de entrega dessas medalhas, pois ao agraciarmos os homenageados, nos sentimos como verdadeiros representantes de Tamandaré”, concluiu Oliveira.

Além do tradicional desfile das tropas e o sobrevoo das aeronaves do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, a cerimônia foi marcada também pela salva de 19 tiros de canhão, que foi acompanhada por todos os presentes.

Quer receber nossas notícias diretamente em seu WhatsApp? Então nos adicione aos seus contatos: 98123-9129. Mande sua mensagem que lhe incluiremos em nossa lista de leitores.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com