DIA DA MEMÓRIA FARRAPA FOI CELEBRADO EM RIO GRANDE

  • Autoridades municipais participaram das comemorações

Autoridades civis, militares e maçônicas, representantes de entidades tradicionalistas e membros da sociedade rio-grandina acompanharam na manhã desta terça-feira as homenagens alusivas ao Dia da Memória Farrapa. As atividades aconteceram no interior da Praça Tamandaré, em frente ao monumento-túmulo do general Bento Gonçalves.

A cerimônia lembrou os 170 anos de falecimento do principal chefe da Revolução Farroupilha que tem seus restos mortais depositados no local. O evento é organizado anualmente pela Comissão Farrapa, formada pela Brigada Militar (6º BPM), 18ª Coordenadoria Regional de Educação, Prefeitura Municipal, Coordenadoria da 6º Região Tradicionalista (MTG) e a Delegacia da 15º Região Maçônica do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, e desde 2009 faz parte do Calendário de Eventos do Município.

Ao fazer referência ao general, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte, Fernando Costamilan, disse que Bento Gonçalves era uma pessoa serena, prudente e equilibrada. O historiador ressaltou a importância da data e entregou ao vice-prefeito, Paulo Renato Gomes, um ofício em que solicita ao executivo a criação de uma comissão encarregada da conservação do monumento que constantemente é alvo de pichações e demais atos de vandalismo.

O coordenador da 6ª Região Tradicionalista, Roberto Ferreira, lembrou das batalhas que compuseram a Guerra dos Farrapos e exaltou o trabalho da Maçonaria em manter viva a tradição de realização do evento. Ferreira cumprimentou os integrantes do grupo de dança da escola Manoel Mano e disse que as pequenas prendas e peões possuem a tarefa de manter acessa a chama do tradicionalismo.

20170718_105213 com créditosJá o vice-prefeito, Paulo Renato Gomes, após cumprimentar as autoridades nominadas no protocolo, disse que é preciso preservar o monumento-túmulo para que tanto os rio-grandinos quanto os turistas possam ter orgulho da história de Bento Gonçalves. Em resposta à solicitação feita por Fernando Costamilan, Gomes informou que serão tomadas as medidas cabíveis para a manutenção e conservação daquela construção.

Logo em seguida, o Clube de Desbravadores realizou uma apresentação de ordem unida com os integrantes dos grupos Tribos de Israel e Guardiões das Águas. De acordo com o coordenador regional dos Desbravadores, Thiago Soares, o trabalho é ligado à Igreja Adventista e conta com a participação de crianças carentes da nossa comunidade.

As comemorações foram encerradas com os integrantes do grupo de dança da escola Manoel Mano que apresentaram coreografias de conhecidas canções tradicionalistas.

Texto e fotos: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com