DEPOIS DA CHUVA E ELEVAÇÃO DA MARÉ, SOL RETORNA, MANTÉM O CALOR E ATRAI VERANISTAS AO CASSINO

  • Veranistas retornaram à beira da praia após o término da chuva. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News/Divulgação/Redes sociais/2º BRBM

O domingo (17) até chegou a ensaiar um cenário de instabilidade logo nas primeiras horas da tarde, mas após a chuva o sol voltou a predominar e manter o abafamento dos últimos dias. Às 14h, a temperatura era de 31°C, com sensação térmica de 39°C. 

Quem estava na beira da praia testemunhou a mudança do tempo que chegou com a presença de nuvens carregadas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o avanço da maré atingindo os carros estacionados.

IMG-20231217-WA0056De acordo com o professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Glauber Gonçalves, trata-se de um fenômeno chamado Tsunami Meteorológico, de menor proporção mas semelhante ao registrado na cidade catarinense de Laguna, no mês de novembro.

"Em geral, esse tipo de elevação discreta e de caráter diverso do clima de ondas local naquele instante, é provocada por ação de variação de pressão e do vento ao largo da costa. É como se o ar atmosférico efetuasse um choque com a camada de água em uma região limitada do oceano, fazendo propagar uma onda de maior energia", explicou Glauber.

"Esse visto hoje foi de menor proporção, mas como as pessoas estacionam os carros praticamente na linha de praia sentiram os efeitos. Podemos dizer que esses fenômenos tendem a se tornar mais frequentes, como efeito das mudanças climáticas globais", completou Gonçalves.

A chuva também contribuiu para a mudança da condição do mar, isso porque no período da manhã a bandeira era amarela e após a passagem da precipitação foi alterada para a cor verde. Ao longo do dia, os guarda-vidas realizaram 557 ações de prevenção e registraram 175 casos envolvendo águas vivas.

IMG-20231217-WA0103Com a retomada do tempo e a continuidade do calor, muitas pessoas voltaram à beira da praia para aproveitar o retorno do sol. Na ERS 734, o que chamou a atenção foi o movimento de saída do balneário, por volta das 16h.

A volta antecipada não impediu a ocorrência de lentidão em pontos conhecidos da rodovia, como a subida dos viadutos sobre a linha férrea e no Trevo, onde a pista duplicada se afunila para se transformar em simples.