DEFESAS CIVIS DA REGIÃO MONITORAM PASSAGEM DE TEMPORAL

  • O alerta emitido pela Sala de Situação é válido para todo o estado e segue vigente até a manhã desta quinta-feira (21). Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A possibilidade de chuvas e ventos fortes entre a noite de ontem e a madrugada de hoje (21) colocaram as defesas civis dos municípios da zona sul em estado de atenção. Os alertas emitidos pela Sala de Situação valem para todas as regiões do Rio Grande do Sul e seguem vigentes até o período da manhã.

Em Rio Grande, os maiores volumes foram registrados no balneário Cassino, com 5.1 milímetros de chuva e rajadas de vento de até 52 km/h, na atualização feita pela Defesa Civil às 00h09. O órgão de proteção da comunidade está de prontidão para o atendimento de eventuais ocorrências.

Em Arroio Grande, o coordenador da Defesa Civil, Francisco Cardozo, contou que a chuva foi acompanhada de tormentas e descargas elétricas. Ele também relatou que algumas ruas da cidade ficaram alagadas, mas nenhum chamado foi contabilizado até o momento.

Ainda em Arroio Grande, a Ecosul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informaram no final da noite a redução de velocidade no km 633 da BR 116, em virtude de uma lâmina de água de aproximadamente 30 cm de altura. Por questões de segurança, apenas caminhões foram autorizados a circular.

Em Santa Vitória do Palmar, a Prefeitura deverá decretar situação de emergência durante a quinta-feira por conta dos estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade ainda na manhã de ontem (20). O coordenador da Defesa Civil, Jorge Alex Martins, disse que uma força tarefa foi montada para garantir os atendimentos.

Ainda de acordo com ele, essas equipes estão cadastrando as famílias em situação de risco e contabilizando as casas atingidas. A última atualização dava conta de que 20 imóveis tinham sofrido algum tipo de dano e recebido lonas como medida emergencial.

Essa reportagem pode ser atualizada a qualquer momento