DECISÃO SOBRE USINA TERMELÉTRICA PODE SER REVISTA, DIZ ANEEL

  • O comunicado foi feito nesta quarta-feira pelo diretor-geral da autarquia federal, Romeu Donizete Rufino, ao governador José Ivo Sartori (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

A decisão que revogou a instalação da Usina Termelétrica de Rio Grande poderá ser revista pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O comunicado foi feito nesta quarta-feira pelo diretor-geral da autarquia federal, Romeu Donizete Rufino, ao governador José Ivo Sartori, que lidera comitiva em Brasília para solucionar o entrave que impede a execução da obra, fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. "Vamos observar o devido processo legal. Temos sensibilidade de entender a importância da usina para o setor elétrico e para os gaúchos", afirmou Rufino.

A comitiva, que conta o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, e o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e com os diretores da Aneel. Contratada no leilão da Aneel 06/2014 A-5 (cinco anos para a conclusão dos empreendimentos), a termelétrica a gás natural liquefeito (GNL) deveria entrar em operação em 2019, mas devido a dificuldades da empresa vencedora da licitação, a concessão foi revogada pela Aneel.

"Nosso Estado tem desenvolvido políticas públicas voltadas à diversificação da matriz energética e de suprimentos para o Rio Grande do Sul. A Termelétrica é um projeto importante para Rio Grande e fundamental para o Estado", defendeu Sartori. "Temos a necessidade de maior oferta de gás e deixamos de atrair investimentos em função da defasagem de abastecimento. A usina vai gerar 1/3 da energia que o estado consome. Não podemos perder esse investimento, que chega a R$ 3 bilhões", sustentou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, lembrou que o governo atua para reverter a situação desde o cancelamento da obra. "Na semana passada, o governador reuniu lideranças políticas e empresariais que, de forma apartidária, demonstraram apoio ao projeto, tanto que nos acompanharam nas audiências de hoje. Assumimos o compromisso de entregar as licenças até o fim do ano para termos condições de iniciar a obra dentro do previsto", enfatizou.

Também acompanharam as audiências o deputado estadual Adilson Troca, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, os senadores Ana Amélia Lemos e Lasier Martins, os deputados federais Darcísio Perondi e Carlos Gomes, a deputada estadual Miriam Marroni, o vice-presidente da Federasul, Antônio Carlos Bacchieri Duarte, o diretor da Fiergs, Luis Henrique Cidade, vice-presidente da Fecomércio, Leonardo Schreiner, representantes da Farsul e da New Fortress Energy USA, economista Rafael Alberton, o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, além de vereadores e secretários municipais.

Assessoria de comunicação