CRIARG HACKATHON É CONFIRMADO PARA NOVEMBRO NA NOVA RHEINGANTZ

  • O CriaRG Hackathon estava programado para acontecer no início de outubro, mas devido aos eventos climáticos no município houve a alteração de data. Fotos: Divulgação/CriaRG

Um dos maiores eventos de educação do Estado, o CriaRG, em Rio Grande, tem a sua nova data e local confirmados: será nos dias 28, 29 e 30 de novembro, na Nova Rheingantz. O CoCria, etapa com as 30 equipes classificadas para o Hackathon, acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no OCEANTEC - FURG, em uma conexão com o ambiente universitário para auxiliar os alunos na preparação dos seus projetos e selecionar as dez equipes finalistas que estarão competindo em novembro.

O evento tem a realização da Prefeitura Municipal do Rio Grande, FURG, Secretaria de Educação do Rio Grande, 18ª Coordenadoria Regional de Educação, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, CDL Rio Grande e São José do Norte e Sebrae. O CriaRG Hackathon estava programado para acontecer no início de outubro, mas devido aos eventos climáticos no município houve a alteração de data.

_MG_0502Com a mudança, a Nova Rheingantz receberá o evento para acrescentar mais um elemento às atividades: a inspiração do patrimônio cultural e histórico da antiga fábrica têxtil que está se transformando em um ambiente dedicado à inovação. “Estamos muito contentes de poder unir o passado, presente e futuro da cidade em um espaço que está se transformando desta forma. Vamos conseguir reunir tudo o que temos de melhor, junto com a etapa na FURG para motivar ainda mais os alunos e inspirar novas histórias e ideias que vão nascer nesta segunda edição”, explicou Lu Compiani Branco, Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo da cidade do Rio Grande.

Além do hackathon, a programação do CriaRG neste ano receberá o Museu Itinerante da PUCRS, palestras e atividades interativas. Entre os destaques dos palestrantes, estão Matheus Tomoto, brasileiro que estudou em escola pública e que foi aprovado para fazer pesquisa nas dez melhores facultados dos Estados Unidos, realizando estágio no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo) e eleito pela Forbes um dos jovens mais promissores de 2020, com menos de 30 anos.

Outra experiência importante é a parceria com o Seja FURG, que nesta edição sai do ambiente universitário, levando os principais cursos da instituição, através de uma grande exposição interativa onde os alunos do município poderão conhecer os cursos oferecidos pela universidade. Todas as atividades são gratuitas.

_MG_2706Criado em 2022 pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através de uma iniciativa da Primeira Dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Lu Compiani Branco, o CriaRG se baseia nos temas alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é promover uma imersão dos alunos nos temas mais importantes, além de estimular o contato com iniciativas inovadoras e desafios para o futuro através do hackathon. Mais informações podem ser acessadas em https://criarg.com.br.

Uma das principais parcerias para o evento é a CDL Rio Grande e São José do Norte, que faz parte da realização do CriaRG Hackathon e mobiliza esforços para a viabilizar essa ideia inovadora. A iniciativa ainda tem patrocínio ouro da Porto RS, patrocínio prata do Banrisul e Timac Agro, patrocínio bronze da Refinaria de Petróleo Riograndense e Wilson Sons, patrocínio especial da Yara e Sicredi, além do apoio da Corsan, Marinha do Brasil, Nova Rheingantz, Oceano FM, Swan Hotéis, Unimed Litoral Sul/RS e Vida Urgente.

Assessoria de comunicação