COVID 19: RIO GRANDE ADOTA PROTOCOLOS APROVADOS EM REUNIÃO DA AZONASUL

  • O novo sistema começou a vigorar no domingo (16). Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Prefeitura do Rio Grande vai adotar os protocolos de distanciamento social aprovados na reunião de sábado (15), da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Os novos protocolos para enfrentamento da pandemia da Covid-19 seguem o modelo apresentado pelo Governo do Estado, sexta-feira (14), conhecido por Sistema 3As – Aviso, Alerta e Ação -, que passou a vigorar a no domingo (16).

O novo sistema de monitoramento adota protocolos gerais obrigatórios (em qualquer lugar, no trabalho e no atendimento ao público) e para diversas atividades, que têm classificação de risco como médio-baixo, médio e alto. Todas as atividades devem atender, integralmente, aos protocolos gerais.

Muitas das medidas do novo sistema reforçam o que já está em vigor, há vários meses. Nos protocolos gerais a serem seguidas por qualquer pessoa e em qualquer lugar, estão a obrigatoriedade do uso de máscara (bem ajustada e cobrindo boca e nariz); manter no mínimo dois metros de distância de outras pessoas, sempre que possível, e não menos do que um metro; garantir a ventilação natural e a renovação do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistemas de circulação de ar; e limpar bem as mãos e as superfícies com água e sabão, álcool 70% ou similares.

Em relação às atividades profissionais e nos locais de trabalho, uma das regras é para manter trabalho e atendimento remotos, sempre que possível, sem comprometer as atividades. Nesses ambientes, o novo regramento exige a disponibilização de álcool em gel 70% ou similar para limpeza das mãos, além de vedar e coibir qualquer aglomeração.